
O Museu de Arte de Blumenau (MAB) vai incorporar ao acervo as dez litografias elaboradas pela artista Liliane Dardot para o poema de João Cabral de Mello Neto. As gravuras compõem a série “Morte e Vida de Severina” e serão doadas pela conselheira do museu Melita Bona.
As litografias originais foram editadas na Oficina Guaianases de Gravura no período de agosto a setembro de 1984, no sistema manual, pelos impressores Alberto Souza Barros e Jamerson Ribeiro. Da série completa das litografias, nas dimensões de 51 cm x 36,5 cm, foram tirados 20 exemplares numerados: uma prova de identificação (PI), uma prova bom para tirar (BT), todas em papel Murilo, e oito provas de artista (PA), sendo seis em papel Murilo e duas em papel Canson, todas com o timbre da oficina.
Conforme Melita Bona, a série de obras foi adquirida pelo pai dela, Leandro Victor Bona. “O conselheiro Arian Grasmuk efetuou levantamento sobre a autora, apresentando ao grupo na reunião do dia 31 de março, quando as imagens foram apreciadas pelos conselheiros”, lembra a gerente do museu, Mia Ávila.
A litografia é uma técnica utilizada por artistas ao longo da história, mas a popularidade diminuiu significativamente com a introdução de tecnologias de impressão mais modernas e acessíveis. “Considerando a qualidade da série, o currículo da autora e pela técnica de litografia, cada vez mais rara na atualidade, os conselheiros votaram favoravelmente ao aceite da doação. A documentação está sendo formalizada”, conclui Mia.
Assessor de Comunicação: Sérgio Antonello
postada em 08/04/2025 15:40 - 651 visualizações
Fotos
-
Foto: Divulgação/SMC
-
Foto: Conselho do MAB/Divulgação
-
Foto: Divulgação/SMC
-
Foto: Divulgação/SMC
-
Foto: Divulgação/SMC
-
Foto: Divulgação/SMC
-
Foto: Divulgação/SMC
Mais notícias parecidas com Museu de Arte de Blumenau ganha litografias da série ‘Morte e Vida de Severina’
Espetáculo 'Tertúlia: Carta 16' tem apresentações em BlumenauMais de 300 crianças participam da Semana Literária Monteiro Lobato
Inscrições abertas para terceira edição do ano do Clube do Livro
Blumenau lança dois editais de cultura no valor de R$ 1,8 milhão