Google+


MAB expõe fotografias da Família Brächer
Mostra acontece no ano em que se completam 100 anos da vinda dos primeiros representantes do núcleo familiar ao Brasil.

A artista Andréa Brächer apresenta na abertura da 3ª Temporada de Exposições do Museu de Arte de Blumenau (MAB), quinta-feira, dia 7 de julho, às 19h, a série de imagens digitais captadas em 2021. A coleção tem como ponto de partida o arquivo pessoal e inclui fotos da família da artista, cartões-postais, cartas e  ainda uma coleção de fotografias do século XIX e XX compradas em antiquários e leilões.

No ano em que se completam 100 anos da vinda da família da artista ao Brasil, Andréa faz uma homenagem a sua avó alemã Erna, que foi protagonista de uma história de muita luta. A exposição é uma tentativa de criar uma narrativa de histórias através das imagens que a artista ouvia quando criança sobre seus parentes imigrantes alemães. “Quantos de nós viemos de famílias de imigrantes, que ansiavam por uma vida melhor? Quantos fugiram da guerra, da fome, das perseguições religiosas? O quanto as imagens que encontramos nos nossos álbuns de família são capazes de traduzir essas histórias?”, reflete a artista.

A exposição “Querida Erna” é um convite aos visitantes para pensar sobre suas origens e reforçar a importância da contribuição dos imigrantes na construção da cultura das cidades, memória e legado.

Andréa Brächer é artista, pesquisadora e docente no Instituto de Artes/UFRGS, desde 2011. Especializou-se na área dos Processos Fotográficos Históricos e práticas híbridas digitais. Indicada três vezes ao Prêmio Açorianos de Artes Plásticas e selecionada para o Prêmio Porto Seguro de Fotografia. Foi fundadora e coordenadora do Grupo Lumen/UFRGS e participou de exposições individuais, destaque para “Ficções de um jardim: fotografia e literatura” (MARGS, 2019); e de exposições coletivas em galerias e museus brasileiros e estrangeiros. Têm obras em acervos públicos e privados.

 

Saiba mais

 

Abertura da 3ª Temporada de Exposições no MAB

Data: 7 de julho - quinta-feira

Horários:

19h: conversa com os artistas expositores

20h: abertura da 3ª Temporada de Exposições do MAB, lançamento de livros e apresentação musical

Visitas: até 24 de agosto, de terça-feira a domingo, das 10h às 16h

Visitas mediadas: podem ser marcadas pelo telefone 3381-6176

Classificação indicativa de idade: Livre

Entrada gratuita

 

Assessor de Comunicação: Sérgio Antonello 



postada em 04/07/2022 15:32 - 278 visualizações



Fotos
  • Foto: Divulgação