
A série "Diário de Bordo" é um registro de viagens que Edilson Viriato começou a produzir em 2008. A proposta foi intensificada em 2020, quando por ocasião da pandemia o artista fechou o ateliê-galeria-escola que mantém no Bairro do Rebouças, em Curitiba (PR). Seguindo as recomendações sanitárias, trancou-se em casa, passando a produzir seus trabalhos desde as primeiras horas da manhã, permitindo-se pintar temas mais clássicos, cenários bucólicos, pontes, bosques, prédios da Belle Époque e registros do cotidiano de suas viagens.
A produção estende-se até 2022. A série já conta com mais de 50 obras, muitas já premiadas, outras pertencendo a acervos de instituições públicas e de particulares. No início da produção, as obras eram mais expressionistas, depois impressionistas, na sequência passou a ter uma pegada mais realista e depois um misto de tudo.
Momentos vividos pelo artista nos lugares pelos quais passou, são eternizados, revelando o seu olhar. As pinturas de dimensões diversas em acrílico sobre canvas, que compõem o projeto Diário de Bordo, estão agrupadas em segmentos Américas, Brasil e Europa. Para esta exposição, as imagens registram momentos na Alemanha, Itália, França, Portugal e Suíça.
Trajetória
Natural de Paraíso do Norte (PR), Edilson de Carvalho Viriato é pintor, escultor, desenhista, gravador e curador. Frequentou o ateliê de Marize Canabrava em 1980. Em 1988, formou-se em pintura, desenho, escultura e gravura pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná, em Curitiba. Em paralelo à formação universitária, passou a exercer a atividade de curador, organizando mostras, workshops e conferências em diversas cidades brasileiras.
Entre 1986 e 1990, atuou como diretor cultural do Sesc Terceira Idade, em Curitiba. Desde 1993, mantém oficinas de arte em seu ateliê. No mesmo ano, tornou-se vice-diretor cultural da Associação Paranaense de Artistas Plásticos. É premiado em salões de diversas localidades, entre as quais Belém, Brasília, Curitiba, Florianópolis e Ribeirão Preto.
Saiba mais
Abertura da 3ª Temporada de Exposições no MAB
Data: quinta-feira, 7 de julho
Horários:
19h: conversa com os artistas expositores
20h: abertura da 3ª Temporada de Exposições do MAB, lançamento de livros e apresentação musical
Visitas: até 24 de agosto, de terça-feira a domingo, das 10h às 16h
Visitas mediadas: podem ser marcadas pelo telefone 3381-6176
Classificação indicativa de idade: Livre
Entrada gratuita
Assessor de Comunicação: Sérgio Antonello
postada em 28/06/2022 18:00 - 432 visualizações
Fotos
Mais notícias parecidas com MAB expõe Diário de Bordo de Edilson Viriato
Auditório Carlos Jardim terá shows da Master BalletCentros de Educação Infantil participam de parada pedagógica no MAB
Projeto cultural Recorda-te destaca a obra de Cruz e Sousa
Memória da cidade ganha novos investimentos