Google+


MAB expõe Diário de Bordo de Edilson Viriato
Pintor paranaense traz para Blumenau imagens que registram momentos na Alemanha, Itália, França, Portugal e Suíça.

A série "Diário de Bordo" é um registro de viagens que Edilson Viriato começou a produzir em 2008. A proposta foi intensificada em 2020, quando por ocasião da pandemia o artista fechou o ateliê-galeria-escola que mantém no Bairro do  Rebouças, em Curitiba (PR). Seguindo as recomendações sanitárias, trancou-se em casa, passando a produzir seus trabalhos desde as primeiras horas da manhã, permitindo-se pintar temas mais clássicos, cenários bucólicos, pontes, bosques, prédios da Belle Époque e registros do cotidiano de suas viagens.

A produção estende-se até 2022. A série já conta com mais de 50 obras, muitas já premiadas, outras pertencendo a acervos de instituições públicas e de particulares. No início da produção, as obras eram mais expressionistas, depois impressionistas, na sequência passou a ter uma pegada mais realista e depois um misto de tudo.

Momentos vividos pelo artista nos lugares pelos quais passou, são eternizados, revelando o seu olhar. As pinturas de dimensões diversas em acrílico sobre canvas, que compõem o projeto Diário de Bordo, estão agrupadas em segmentos Américas, Brasil e Europa. Para esta exposição, as imagens registram momentos na Alemanha, Itália, França, Portugal e Suíça.

Trajetória

Natural de Paraíso do Norte (PR), Edilson de Carvalho Viriato é pintor, escultor, desenhista, gravador e curador. Frequentou o ateliê de Marize Canabrava em 1980. Em 1988, formou-se em pintura, desenho, escultura e gravura pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná, em Curitiba. Em paralelo à formação universitária, passou a exercer a atividade de curador, organizando mostras, workshops e conferências em diversas cidades brasileiras.

Entre 1986 e 1990, atuou como diretor cultural do Sesc Terceira Idade, em Curitiba. Desde 1993, mantém oficinas de arte em seu ateliê. No mesmo ano, tornou-se vice-diretor cultural da Associação Paranaense de Artistas Plásticos. É premiado em salões de diversas localidades, entre as quais Belém, Brasília, Curitiba, Florianópolis e Ribeirão Preto.

Saiba mais

 Abertura da 3ª Temporada de Exposições no MAB

 Data: quinta-feira, 7 de julho

 

Horários:

19h: conversa com os artistas expositores

20h: abertura da 3ª Temporada de Exposições do MAB, lançamento de livros e apresentação musical

Visitas: até 24 de agosto, de terça-feira a domingo, das 10h às 16h

Visitas mediadas: podem ser marcadas pelo telefone 3381-6176

Classificação indicativa de idade: Livre

Entrada gratuita

 

Assessor de Comunicação: Sérgio Antonello 



postada em 28/06/2022 18:00 - 432 visualizações



Fotos
  • Foto: Divulgação
  • Foto: Divulgação
  • Foto: Divulgação