Google+


Livro reúne documentos escritos por Fritz Müller
Pesquisador Marcelo Vieira Nascimento lançou em Blumenau obra e exposição com a história do naturalista alemão.

Foto: Divulgação

O livro “Fritz Müller: Desterro, um ser humano e sua ciência”, do geógrafo e pesquisador Marcelo Vieira Nascimento, foi apresentado ao público blumenauense na manhã desta quarta-feira, dia 15 de maio, na Secretaria Municipal de Cultura e Relações Institucionais (SMC). No evento de lançamento também foi aberta a exposição “Ilustrações Naturalistas de Fritz Müller e para Fritz Müller”, que vai até 15 de junho, sempre das 10h às 16h.

A obra literária, resultado de cinco anos de pesquisas, foi dividida em três tomos para contar a história do naturalista alemão, cuja trajetória foi marcada por estudos da flora na região. Nas 1.378 páginas distribuídas em 41 capítulos, os leitores terão contato com os documentos escritos por Fritz Müller em português no século 19. O trabalho reúne ilustrações, fotos, desenhos, cartões postais, imagens, litografias, tabelas e mapas.

Fritz Müller nasceu na Alemanha em 31 de março, numa pequena aldeia (Windischholzhausen) da Turíngia, próximo à cidade de Erfurt. Filho mais velho de um pastor evangélico, desde cedo revelou interesse pela natureza. Imigrou em 1852 para o Brasil e residiu em Blumenau e Florianópolis. Foi o maior cientista brasileiro do século XIX e um dos mais importantes colaboradores de Charles Darwin.

O biólogo, médico e naturalista alemão deixou uma imensa contribuição para a ciência, sendo mencionado 39 vezes no livro “A Origem das Espécies de Darwin”. Além das importantes pesquisas nas áreas da Biologia, Botânica e Zoologia, elaborou poemas para a alfabetização das filhas.

O lançamento do livro em Blumenau faz parte da programação dos 200 anos da imigração. A relação dos eventos pode ser acessada no link https://docs.google.com/document/d/1G7lGvaFtx2GNpaHTuquEtRal5xev48LiG7HFVmHVXtU/edit.

 

Saiba mais

 

Livro “Fritz Müller: Desterro, um ser humano e sua ciência”

Autor: Marcelo Vieira Nascimento

 

Exposição: “Ilustrações Naturalistas de Fritz Müller e para Fritz Müller”

Período: até 15 de junho, das 10h às 16h

Local: Praça das Rosas (Rosenplatz)

Entrada franca

 

Assessor de Comunicação: Sérgio Antonello



postada em 15/05/2024 16:35 - 563 visualizações



Fotos
  • Foto: Divulgação