Google+


Livro divulga 90 receitas da culinária alemã
Escritores Artur Ellinger e Hellamari Hohl apresentam a publicação nesta quinta-feira, dia 7, na abertura da 5ª Temporada de Exposições do MAB.

Foto: Divulgação

Resgatar receitas seculares, que passaram de geração a geração e fizeram parte da cultura alemã e do Vale do Itajaí para que elas não se percam no tempo. Esse é o principal objetivo do casal Artur Ellinger e Hellamari Hohl, que lançam nesta quinta-feira, dia 7 de novembro, na noite de abertura da 5ª Temporada de Exposições do Museu de Arte de Blumenau (MAB), a coleção de livros Culinária Alemã do Vale do Itajaí - Hora do Lanche. O evento começa às 19h, na Secretaria Municipal de Cultura (SMC), com a conversa com os artistas e curadores que participam da temporada.

A tradicional mostra blumenauense reunirá obras de artistas de Curitiba (PR), Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo (SP), além daqueles que figuram no acervo do MAB. A noite multicultural também terá declamação de poema por Raquel Gastaldi, representando a Sociedade Escritores Blumenau (SEB), apresentação do documentário “Odradekianas” e músicas com integrantes da Banda Municipal de Blumenau. As visitas às exposições podem ser feitas até 16 de fevereiro, de terça-feira a domingo, das 10h às 16h, sempre com entrada gratuita.

Desta vez, Hellamari e Arthur apostam em sugestões para uma das refeições mais descontraídas e despojadas do dia: a Hora do Lanche! São 90 receitas, desde bebidas quentes e frias, bolos, tortas, salgados, bolachas, sobremesas, geleias, pães e tudo mais que um belo café exige. Foram meses de um intenso trabalho de pesquisa e de testes (tudo o que está no livro foi testado pelos autores pelo menos três vezes) para oferecer ao amante da boa cozinha preparos práticos, porém requintados. As sugestões têm de 30 a 80 anos e são um verdadeiro convite ao prazer de cozinhar.

Dicas e ilustrações

Com tutoriais bastante didáticos, dicas imperdíveis e ilustrações de dar água na boca, “A Hora do Lanche” nasceu com a contribuição de amigos e familiares, que cederam várias das receitas que compõem o livro – a homenagem a eles está no título de cada uma delas.

Esta é a segunda obra do casal. Em 2016 eles reeditaram o livro “Culinária Alemã do Vale do Itajaí” com 40 novas sugestões de pratos, totalizando 100 receitas que marcaram as tradições culinárias da região desde os tempos da colonização. Para contar um pouco da proposta deste novo livro e da coleção em si (a ideia é fazer ainda um terceiro livro), Helli e Tuto (ou Hellamari e Arthur) convidam para o lançamento de “Culinária Alemã do Vale do Itajaí – A Hora do Lanche”. Vai ser uma noite de muitas delícias à mesa, conversa boa, descontração e autógrafos.

Saiba mais

Abertura da 5ª Temporada de Exposições no MAB

Quando: quinta-feira, 7 de novembro

Horários:

19h: conversa com os artistas expositores

20h: abertura da 5ª Temporada de Exposições do MAB, lançamento de livros, declamação de poemas, apresentação de documentário e show musical

Visitas: até 16 de fevereiro, de terça-feira a domingo, das 10h às 16h. Visitas mediadas podem ser marcadas pelo telefone 3381-6176

Classificação indicativa de idade: Livre

Entrada franca

As exposições:

Domingo, de João Paulo (Curitiba/PR)

Sempre Viva, de Nathan Braga (Rio de Janeiro/RJ)

Redesenhando a paisagem, de Cláudia Lyrio (Rio de Janeiro/RJ)

Orifícios, de Patrícia Pontes (São Paulo/SP)

Sacré Coeur de Marie, de Maria do Carmo Verdi (São Paulo/SP)

Gravuras do acervo do MAB: obras de Abelardo Zaluar, Doraci Girrulat, Elke Hering, Juarez Machado, Maria Bonomi, Renina Katz e Roy Kellermann

Lançamentos de livros

Arte, Estética, Educação – uma perspectiva tridimensional e mural cerâmico: marco de superação pela arte, de Roseli Moreira

Culinária Alemã do Vale do Itajaí – A Hora do Lanche, de Artur Ellinger e Hellamari Hohl

Águas Passadas Movem Moinhos, de Henrique Pagnoncelli

Assessor de Comunicação: Sérgio Antonello



postada em 07/11/2019 08:05 - 311 visualizações



Fotos
  • Foto: Divulgação