Google+


Livro convida pais e professores a explorar poemas de Fritz Müller
Poemas que o naturalista escreveu para as filhas surgem em edição renovada. Obra será apresentada dia 24 de abril, às 19h, na Biblioteca Municipal Dr. Fritz Müller.

Um novo livro editado em Santa Catarina convida pais e professores a compartilhar com as crianças o lado poético e lúdico de um dos mais célebres personagens do Estado. Poemas que o naturalista Fritz Müller escreveu para as filhas, no século XIX, surgem em edição renovada na obra “Fritz Müller: Amor à Natureza em Poesia”, que conjuga literatura, ciência e educação ambiental. O lançamento em Blumenau está programado para o dia 24 de abril, às 19h, na Biblioteca Municipal Dr. Fritz Müller. Haverá uma apresentação incluindo proposta de ação pedagógica para pais e professores, além de sessão de autógrafo com as autoras e distribuição gratuita do livro ao público presente.

Fritz Müller foi um naturalista alemão que imigrou para Santa Catarina em 1852. Viveu em Blumenau e Florianópolis, quando a cidade ainda se chamava Desterro, e onde produziu os mais de 260 artigos científicos publicados em revistas da Europa. Era admirado por pesquisadores de sua época, inclusive pelo britânico Charles Darwin, com quem se correspondeu por quase duas décadas e colaborou para a comprovação da Teoria da Seleção Natural das Espécies.

Mesmo imerso nos afazeres de cientista e professor, alfabetizou e educou pessoalmente sete filhas. Nesta tarefa, no entanto, Fritz sentiu falta de livros infantis que abordassem o contexto natural onde as meninas estavam inseridas. Uma vez que os autores europeus tratavam dos animais e plantas de lá, o naturalista então elaborou histórias, todas em linguagem poética, inspiradas em espécies da fauna e da flora brasileiras.

 

Ações pedagógicas

 

Os 12 poemas foram traduzidos e adaptados para o português por Flávia Pacheco Alves de Souza, Stefano Hagen e Luiz Roberto Fontes, contando com ilustrações originais de Christiane Mundim Lindner. Acompanham o livro materiais complementares voltados a professores, como o caderno “Trilhas Müllerianas”, de Elaine Castelain, com sugestões para potencializar o conhecimento proposto no livro por meio de ações pedagógicas. Todos os materiais também estão disponíveis em versão digital no site www.fritzmullermultimidia.com.br.

A plataforma online tem ainda um vídeo que aborda o processo criativo de Christiane Lindner na ilustração dos textos, a gravação em áudio de três dos poemas do naturalista e um espaço para professores e alunos contarem suas experiências e divulgarem seus trabalhos. O público também pode interagir com o projeto por meio das redes sociais Instagram e Facebook.

Todas as ações relacionadas ao livro fazem parte do projeto Fritz Müller Multimídia, com realização do Instituto Histórico de Blumenau, apoio da Fundação Fritz Müller e patrocínio da Volvo Dicave, Relojoaria e Ótica Universal, Tarpan Toyota, por meio do Programa de Incentivo à Cultura (PIC-SC), Fundação Catarinense de Cultura (FCC) e Governo do Estado de Santa Catarina.

 

Saiba mais

 

Fritz Müller: Amor à Natureza em Poesia

 

Lançamento: 24 de abril, às 19h, com sessão de autógrafo e distribuição gratuita do caderno pedagógico para os professores e o livro de poemas para o público em geral

Local: Biblioteca Dr. Fritz Müller (Alameda Duque de Caxias, 64, Centro Histórico)

Entrada franca

 

Nas redes:

Instagram: https://www.instagram.com/fritzmullermultimidia/

Facebook: https://www.facebook.com/profile.php?id=61556105785943

Site: www.fritzmullermultimidia.com.br

 

Assessor de Comunicação: Sérgio Antonello



postada em 19/04/2024 13:25 - 835 visualizações



Fotos