Representantes da Triplan Projetos Ltda estiveram na manhã desta terça-feira, dia 28 de maio, com o secretário de Cultura Oscar Grotmann e com o diretor administrativo da pasta Walter Salvador para apresentar o resultado das sondagens feitas na parte estrutural do prédio da Secretaria Municipal de Cultura e Relações Institucionais (SMC). O relatório técnico apontou alguns problemas estruturais, entre eles rachaduras e infiltrações de umidade nas paredes do imóvel histórico construído em 1875 para servir de sede da Colônia.
O imóvel projetado pelo arquiteto Henrique Krohberger foi ampliado em 1918 e totalmente remodelado em 1939. Outrora chamado de Palácio da Justiça, nos anos subsequentes abrigou alguns setores da administração como o Arquivo Municipal, o Fórum, a Delegacia Regional de Polícia e outras repartições municipais e estaduais. No ano de 1958, um incêndio destruiu parcialmente o prédio que também abrigou a prefeitura até 1982.
Para saber como está a estrutura do lendário imóvel, a Secretaria de Cultura solicitou um levantamento que identificou alguns problemas como infiltração nas paredes e pilares do pavimento térreo. O relatório também menciona fissuras no primeiro pavimento, onde estão as salas do retroprojetor e o cinema. Algumas desses problemas teriam sido resultantes de sobrecarga, reformas e ampliações executadas ao longo do tempo.
Falhas similares foram identificadas no segundo pavimento, também decorrente das modificações no prédio e pela ação do tempo. As recomendações dos estudos devem resultar em soluções dos problemas que ocasionem riscos ou que prejudiquem a utilização dos espaços.
Assessor de Comunicação: Sérgio Antonello
postada em 28/05/2024 17:06 - 863 visualizações
Fotos
Mais notícias parecidas com Levantamento faz raio-x da parte estrutural do prédio da SMC
MAB recebe inscrições para as exposições temporárias até 29 de janeiroExposições do MAB são opções para as férias de verão
Blumenau é selecionada para receber centro cultural
Pais participam de momento de leitura com os filhos