Google+


Grupo Barbotina apresenta coleção de flores em cerâmica
O Painel Thumbérgias embeleza a parede central de acesso ao primeiro andar da Secretaria de Cultura de Blumenau.

Flores em cerâmica, representativas da espécie Thumbérgias, admiradas pelo Dr. Blumenau, compõem o painel instalado no primeiro piso do prédio da Secretaria de Cultura e Relações Institucionais de Blumenau (SMC). Ao todo são 61 peças em cerâmica esmaltada, que foram desenvolvidas pelo Grupo Barbotina.

Em abril de 2015, o Grupo Barbotina iniciou a ocupação, através de edital, da sala de Cerâmica, na Fundação Cultural de Blumenau, atual Secretaria de Cultura. Nessa época, o coletivo estava formado pelas artistas Belíria Boni, Cema Raizer, Ester Renaux, Lolita Mello, Maria Goretti C.C. Ferreira, Maristela Silveira, Mia Ávila, Mila Cambraia, Pakawon T. Martin (Pui), Sueli Freygang e Vânia Barroso Guedes.

Na primeira reunião de ocupação do espaço, por consenso, o grupo deliberou que desenvolveria pesquisa e trabalhos em cerâmica e propôs o desenvolvimento de um projeto de criação artística de flores representativas da "Thumbergia - thubergialata (carólia)". Essa flor era admirada pelo Dr. Blumenau.

O projeto resultou na criação de 165 flores em cerâmica, que foram instaladas no jardim do Mausoléu Dr. Blumenau, atual Praça Bertha Blumenau, no dia 31 de agosto de 2015, celebrando com arte, no dia 2 de setembro do mesmo ano, os 165 anos da cidade de Blumenau. Para realização dessa obra o grupo contou com os seguintes apoiadores: Excel Engenharia, Fundação Cultural de Blumenau, Jung – Linha Artística, Lions Internacional – Dr.Blumenau. Posteriormente essas flores foram instaladas no Horto Botânico Edith Gaertner, onde ficaram expostas por alguns meses.

Revitalização

Decorridos sete anos, com a revitalização dos espaços da Secretaria Municipal de Cultura, o secretário Rodrigo Ramos propôs ao grupo o restauro de parte dessas flores e a criação de um painel a ser instalado na parede central de acesso ao primeiro piso do prédio da secretaria. As artistas remanescentes no grupo - Beliria Boni, Ester Renaux, Maristela Silveira, Mia Avila, Sueli Freygang e Vânia Barroso Guedes - concordaram com a proposta e a curadoria. O restauro e expografia do painel foram feitos pelas representantes do grupo Belíria Boni e Mia Ávila.

Em 13 de janeiro de 2022, iniciou a montagem do painel que ficará disponível para apreciação. Para a montagem do painel, Mia Ávila e Belíria Boni contaram com o apoio de Luiz Boni, dos mediadores do MAB Pedro Henrique C. da Silva e Jê Felício Adriano e do gerente de ação cultural João Carlos da Silva. A instalação do painel finalizou no dia 14 de janeiro de 2022.

Assessor de Comunicação: Sérgio Antonello 



postada em 25/01/2022 10:22 - 393 visualizações



Fotos
  • Foto: Divulgação / SMC
  • Foto: Divulgação / SMC
  • Foto: Divulgação / SMC
  • Foto: Divulgação / SMC
  • Foto: Divulgação / SMC
  • Foto: Divulgação / SMC
  • Foto: Divulgação / SMC
  • Foto: Divulgação / SMC
  • Foto: Divulgação / SMC
  • Foto: Divulgação / SMC
  • Foto: Divulgação / SMC
  • Foto: Divulgação / SMC