Google+


Fundação Cultural recebe condecoração estadual
Medalha do mérito cultural foi conferida na noite de quarta-feira pelo Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina.

A Fundação Cultural de Blumenau (FCBlu) recebeu na noite quarta-feira, dia 5 de dezembro, na sede do Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina (IHGSC), em Florianópolis, a homenagem de Mérito Cultural Henrique da Silva Fontes. O presidente da FCBlu, Rodrigo Ramos, e a diretora do Arquivo Histórico Professora Sueli Petry, participaram da solenidade de entrega da condecoração. Na ocasião, a Revista Blumenau em Cadernos recebeu diploma pelo transcurso dos 60 anos de publicação ininterrupta.

Fundado no dia 7 de setembro de 1896, o IHGSC é uma instituição de caráter científico e cultural. Seu idealizador foi José Artur Boiteux, que contou com a participação de representantes do meio político, cultural e econômico da época, incluindo professores, comerciantes, industriais e profissionais liberais, num total de 30 fundadores. Hoje conta com mais de 200 membros, entre eméritos, efetivos, correspondentes, honorários e beneméritos. “O instituto promove sessões administrativas e solenes em sua sede e nos vários municípios catarinenses, comemorativas a datas de expressão para a história de Santa Catarina. O IHGSC constitui-se no mais importante centro da memória catarinense”, ressalta Rodrigo Ramos.

A revista

A Revista Blumenau em Cadernos começou a circular em 1957, sob a orientação do pesquisador José Ferreira da Silva. Como interessado pela história da colonização e imigração na Região do Vale do Itajaí, ele resolveu concretizar um projeto que vinha sendo estudado há muitos anos. Organizou em pequenos cadernos mensais a publicação de textos, artigos relacionados às questões sociais, econômicas, políticas e culturais. Com o seu falecimento em 1973, os direitos autorais da revista foram doados pela família para a Fundação Cultural de Blumenau. Em 1997, a revista passou por uma reformulação, diagramação e publicação em offset. Em setembro de 2000, sua circulação deixou de ser mensal, tornando-se bimensal. Com seis décadas de história, este periódico encontra-se disponível para assinatura no Arquivo Histórico José Ferreira da Silva.

 

Assessor de Comunicação: Sérgio Antonello 



postada em 06/12/2018 17:03 - 50 visualizações



Fotos
  • Foto: Divulgação
  • Foto: Divulgação