Google+


Fundação Cultural ganha pintura no estilo camponês
Artista gaúcho Oberdam Eltz produz painel usando a genuína técnica alemã Bauernmalerei.

Depois de colocar a ave símbolo do município de Blumenau, a Aracuã, na coleção de obras que embelezam o painel de arte urbana na área externa da Fundação Municipal de Blumenau (FCBlu), o pintor Oberdam Eltz voltou a deixar sua marca artística na parede da sede da Banda Municipal. Desta vez, sobre um fundo preto, ele usou a autêntica pintura camponesa alemã Bauernmalerei (Bauer-agricultor, em alemão -, e maler-pintor, pintura). O painel deve ser entregue para a comunidade no dia 25 de julho, Dia da Imigração Alemã no Brasil - 195 anos.

A técnica usada por Oberdam foi inventada por agricultores no período pós-guerra medieval. “A obra foi viabilizada pela Fundação e apoiadores culturais”, salienta o presidente da FCBlu, Rodrigo Ramos. “No dia 25, outras ações serão lançadas para movimentar e incentivar a arte urbana em Blumenau.”

Gaúcho de nascimento, e nômade por escolha, Oberdam trabalha como tatuador há 20 anos. Na atualidade, desenvolve trabalhos em free hand e fine line (em todos os estilos). Em constante movimento, nas suas viagens já produziu tatuagens em Londres, França, Alemanha, Espanha, Índia, Peru e alguns estados do Brasil. Em Blumenau, deixou seus traços no estilo Bauernmalerei nas paredes externas do prédio que serve à Banda Municipal.

Com essa técnica, no período pós-guerra medieval os camponeses pretendiam dar cor e vida aos móveis velhos usando os parcos recursos financeiros que possuíam. Esse estilo de pintura retrata principalmente flores - rosas, tulipas, miosótis, margaridas, entre outras -, pássaros, frutas e figuras humanas. Os desenhos eram expostos nas janelas, portas e móveis em geral, agregando valor estético e artístico às residências simples de madeira.

A mescla de tons deve ser feita no próprio pincel, que é carregado com todas as cores necessárias para a pincelada desejada. Essas delicadas flores, pintadas de maneira harmoniosa, dão um colorido especial ao painel e transformam qualquer peça ou mobiliário em uma obra de arte.

Assessor de Comunicação: Sérgio Antonello 



postada em 17/07/2019 15:45 - 480 visualizações



Fotos
  • Foto: Marlene Anuseck / FCB
  • Foto: Marlene Anuseck / FCB
  • Foto: Marlene Anuseck / FCB
  • Foto: Marlene Anuseck / FCB
  • Foto: Marlene Anuseck / FCB