Google+


Exposição de xilogravuras é atração no MAB
Mostra comemorativa aos 40 anos de atividade do artista André de Miranda é destaque na 4ª Temporada do Museu de Arte.

O Museu de Arte de Blumenau (MAB) recebe nesta quinta-feira, dia 13, a exposição retrospectiva “Xilogravuras: a poética do olhar – 40 anos de trajetória de André de Miranda”. Durante a noite festiva inaugural da 4ª Temporada de Exposições do ano, o público poderá participar da tradicional conversa com os artistas, visitar as salas onde estão as obras e acompanhar show musical e declamações de poesias. A programação começa às 19h com entrada franca.

A mostra comemorativa apresentará xilogravuras de todas as fases da carreira deste artista gravador carioca de 60 anos. Miranda iniciou a carreira no Rio de Janeiro, sempre se dedicando à xilogravura. Lecionou em universidades e cursos livres em todo o Brasil durante esses 40 anos, formando toda uma geração de novos artistas que hoje dão continuidade à arte da xilogravura. Possui obras nos mais importantes acervos do Brasil e no exterior, tais como Museu Oscar Niemeyer (MON) em Curitiba (PR), Pinacoteca do Estado de São Paulo e Biblioteca Nacional de Paris, entre outros.

A xilogravura é uma técnica de impressão cuja matriz é uma placa de madeira que após receber desenho em baixo relevo, é passada tinta para então transferir a imagem gravada para a folha de papel. Oswaldo Goeldi, Livio Abramo, Ciro Fernandes e Samico estão entre os mais importantes artistas brasileiros que se dedicaram à xilogravura.

“Presenciar essa retrospectiva dos 40 anos da xilogravura de André de Miranda é, sobretudo, participar como testemunho de toda sua trajetória artística representada através destas obras, consolidando assim sua importância na história da gravura brasileira”, salienta o curador Julio Reis.

Abertura da 4ª Temporada de Exposições no MAB

Data: quinta-feira, 13 de setembro

Horários

19h: conversa com os artistas expositores
20h: abertura da 4ª Temporada de Exposições do MAB, lançamento do livro, declamação de poema e apresentações musicais
Visitas: até 21 de outubro, de terça-feira a domingo, das 10h às 16h
Visitas mediadas podem ser marcadas pelo telefone 3381-6176
Entrada franca

Exposições

Sala Especial: Xilogravura: a poética do olhar – 40 anos de trajetória, de André de Miranda
Sala Roy Kellermann: Deambulações, de Jociele Lampert
Sala Elke Hering: Kelly Kreis e José Maria Dias da Cruz
Galeria Municipal de Arte/Sala Alberto Luz: Sobreposição e deslocamento, de Carlos Pileggi, Daniel Antonio, Daré, Élcio Miazaki, Mariana Whately, Sandra Lapage, Santacosta e Thais Stoklos
Galeria do Papel: Cooperação, de Tomas Barth
Mausoléu Dr.Blumenau e Espaço da Memória Cultural de Blumenau: Enigma da Visão - curadoria de Brugnera e Massimo Scaringella – parceria com a Mostra Sul Blumenau

Assessor de Comunicação: Sérgio Antonello



postada em 13/09/2018 08:30 - 396 visualizações



Fotos
  • Foto: André de MIranda / Divulgação
  • Foto: André de MIranda / Divulgação
  • Foto: André de MIranda / Divulgação
  • Foto: André de MIranda / Divulgação
  • Foto: André de MIranda / Divulgação
  • Foto: André de MIranda / Divulgação