Google+


Eventos culturais valorizam haicais e pinturas folclóricas
Duas ações financiadas com recursos do Prêmio Herbert Holetz foram anunciadas esta semana pelas autoras dos projetos.

Duas ações culturais produzidas com recursos do Prêmio Herbert Holetz, uma literária e outra no campo do folclore germânico, foram anunciadas esta semana pelas proponentes contempladas com os recursos disponibilizados no edital 04/2019. Os eventos gratuitos contam com patrocínio do Fundo Municipal de Apoio à Cultura, prefeitura de Blumenau, Conselho Municipal de Políticas Culturais e Secretaria Municipal de Cultura e Relações Institucionais (SMC).

 

O primeiro evento programado é o lançamento do livro A Lua de Abril e Outros Haicais, da escritora Terezinha de Jesus Manczak. A obra será apresentada no dia 24 de outubro, às 14h, para o público que comparecer à Feirinha da Servidão (Vale Auto Shopping). O acesso ao local é gratuito.

 

Já o projeto cultural Bauernmalerei: Resgate de uma Tradição, Sandra Bugmann, será desenvolvido no dia 18 de novembro, das 13h às 16h, no Clube de Mães da Casa de Acolhida São Felipe Néri (Rua Paul Hermann Rosenwasser, Velha Grande). As vagas para a Oficina de Pintura Bauernmalerei são destinadas às participantes do Clube de Mães e colaboradoras da Casa de Acolhida São Felipe Néri.

 

Bauernmalerei é uma antiga técnica de pintura folclórica que surgiu no meio rural dos Alpes europeus. Nesse projeto o objetivo é fazer o resgate dessa forma de pintura que remete aos colonizadores alemães da região do Vale do Itajaí. Relatos indicam que durante os longos e frios invernos, os camponeses, refugiavam-se em suas casas e dedicavam-se a essa pintura para levar cor e alegria para o interior de seus lares, esperando a primavera. Assim, a Pintura Bauernmalerei representa dedicação, perseverança e a esperança de que a vida vai renascer mesmo após longos invernos.

 

 

Assessor de Comunicação: Sérgio Antonello



postada em 14/10/2021 15:40 - 134 visualizações



Fotos
  • Foto: Divulgação