Google+


Escolas recebem escritora radicada na Noruega
Autora do livro "A magia da árvore", Barbara Schmitt participou de bate-papo com os estudantes.

A Escola Básica Municipal (EBM) Alice Thiele recebeu, na manhã desta quarta-feira, dia 12,  a escritora blumenauense Barbara Schmitt. A autora do livro “A magia da árvore”, que atualmente mora na Noruega, foi recebida com entusiasmo com perguntas curiosas sobre como é ser escritora, de onde surgem as ideias e como tudo se transforma em livros infantis. De um jeito acessível e carismático, ela respondeu cuidadosamente as questões levantadas pelas turmas do Pré III ao 3º ano. Contou um pouco da sua trajetória com leitora e a fase posterior como escritora.

No período vespertino, Barbara foi até o Centro Educacional de Jornada Ampliada da Secretaria Municipal de Educação (Cematepca), onde conversou com todos os grupos lá atendidos, desde as crianças de 7 anos até jovens de 15 anos. A plateia ouviu um pouco mais sobre como é viver 15 anos num país com uma realidade tão diferente da brasileira. Ela compartilhou as experiências, além de todas as etapas da construção de um livro, incluindo a busca incessante por detalhes que possam se tornar um texto que remeta e desenvolva o imaginário do público infantil.

A visita resultou da parceria entre a Fundação Cultural de Blumenau com a Secretaria Municipal de Educação. A iniciativa possibilitou a entrada da cultura por meio da literatura, fomentando o processo de ensino a partir de novas vivências. “Permitir aos estudantes novas experiências e realidades desenvolve neles o desejo em traçar projetos futuros sobre o que almejam para a fase adulta”, observa a gerente do Centro de Publicação, Documentação e Referência em Leitura e coordenadora de Projetos de Leitura e do Comitê Regional do Proler Blumenau, Shirlei Dickmann. “Algumas crianças compartilharam que sonham em ser escritores e outros disseram: eu já sei desenhar”.

Natural de Blumenau, Barbara é roteirista e autora de livros infantis. Tem formação em roteiro para Cinema, TV e Literatura pela Universidade de Umeå, no Norte da Suécia. Trabalhou em produções cinematográficas na Suécia até se mudar para a Noruega, onde começou a dedicar-se a escrever livros para o público mirim. Atualmente trabalha com produções culturais para jovens e integração de crianças refugiadas na prefeitura municipal de Kongsberg.

Saiba mais

Livro: A magia da árvore
Escritora Barbara Schmitt
Site: https://www.barbarahschmitt.com/product-page/the-magic-tree?lang=pt

Assessor de Comunicação: Sérgio Antonello 



postada em 12/06/2019 15:03 - 350 visualizações



Fotos
  • Foto: Divulgação / FCB
  • Foto: Divulgação / FCB
  • Foto: Divulgação / FCB
  • Foto: Divulgação / FCB
  • Foto: Divulgação / FCB
  • Foto: Divulgação / FCB
  • Foto: Divulgação / FCB
  • Foto: Divulgação / FCB
  • Foto: Divulgação / FCB