Google+


Entusiastas da língua alemã em Blumenau voltam a se reunir pela internet
Encontro virtual é organizado pela biblioteca municipal, como forma de incentivar conversas no idioma dos colonizadores da cidade.

A Biblioteca Municipal Dr. Fritz Müller adota novos formatos para manter em funcionamento os projetos e programas desenvolvidos, mesmo diante das atuais circunstâncias impostas pelo novo coronavírus. O projeto "Contos e Encontros. Einen Kaffee mit Freunden..." foi retomado no dia 27 de maio, mas em novo formato, o virtual. A iniciativa terá a segunda edição nesta quarta-feira, dia 24 de junho, às 19h.

O encontro adotou um formato digital para prosseguir as atividades. Já são dois anos de sucesso promovendo a difusão da língua alemã na cidade. “Não poderíamos deixar de criar uma forma segura para atender ao grupo que faz parte deste encontro, o qual busca manter viva a língua alemã”, ressalta a gerente da biblioteca pública, Cristina Carvalho. “Durante o período de pandemia não iremos nos encontrar na biblioteca, mas de uma forma especial e segura para fazermos os encontros mensais de 2020. Faremos nosso café entre amigos em nossos lares.”

O projeto piloto começou a ser desenvolvido em 2018 e se consolidou junto às ações fidelizadas e coordenadas pela Biblioteca Municipal, em prol da literatura, leitura, história e cultura. Neste segundo encontro, a mediadora Hanelore Sandener Campregher aborda um tema mágico e encantador: "Era uma vez... A rota dos contos de fadas alemã".

O projeto proporciona à comunidade um momento único para o resgate e prática do idioma alemão, que é de domínio entre pessoas da comunidade, bem como a divulgação e utilização do acervo de livros da língua alemã que conta com cerca de 5 mil exemplares. “O projeto busca a simplicidade do convívio entre amigos, onde os participantes podem ter um momento lúdico e leve, utilizando a língua sem se preocupar com o fato de não dominarem completamente ou mesmo em sua forma acadêmica. Todos podem aproveitar para aprimorar o idioma com um bate-papo agradável entre amigos”, completa Cristina Carvalho.

O projeto conta com a parceria da mediadora e historiadora Hanelore Sandner Campregher, a qual conduz os encontros com toda dedicação e profissionalismo. Informações adicionais podem ser obtidas durante a semana, das 7h30 às 13h30, pelos fones (47) 3381-7511 e 3381-3381. As vagas para as reuniões são limitadas.

Assessor de Comunicação: Sérgio Antonello 



postada em 22/06/2020 16:43 - 348 visualizações



Fotos
  • Foto: Araci Cristina França de Carvalho / SMC