Google+


Cultura perde a comendadora Bia Passold
Professora e musicista dedicada às bandas e fanfarras morreu em casa aos 59 anos.

Faleceu na manhã desta quarta-feira, dia 8 de fevereiro, a musicista e Comendadora da Cultura Bia Passold, 59 anos. Ela iniciou os estudos musicais em 1968, no Jardim Nazaré, frequentando as aulas de flauta doce aos sábados, com o pastor da comunidade. A partir da década de 1970, começou a estudar na Escola Básica Municipal Anita Garibaldi e, além da flauta, iniciou também os estudos de violão.

Em 1978, em sua entrada no ensino médio no Colégio Pedro II, conheceu o professor da fanfarra Rubens Braun que a convidou para participar e aprender música. Depois de algumas conversas com a direção e APP, no dia 5 de maio de 1993, foi fundada a Fanfarra Simples Marcial com 35 integrantes, sob a regência da professora e maestrina Bia Pasold até 2011. Em setembro de 2018, recebeu a honraria de Comendadora da Cultura, homenagem em reconhecimento ao trabalho com a comunidade.

Atualmente, Bia atuava como coordenadora dos projetos de Musicalização Infantil e Instrumental Bandas e Fanfarras, na Secretaria Municipal de Educação. Também era conselheira governamental no Conselho Municipal de Política Cultural de Blumenau.

 

Homenagem

 

A Secretaria Municipal de Cultura e Relações Institucionais (SMC) presta homenagem para a comendadora e, em sinal de respeito, coloca a meio mastro a bandeira do município. Na abertura da primeira temporada de exposições do Museu de Arte de Blumenau (MAB), programada para 9 de março, haverá uma homenagem póstuma.

A professora será lembrada com carinho por sua atuação na cultura e na música. “A vida de Bia Passold foi dedicada à educação e cultura da nossa cidade. Fará muita falta. Dia muito triste para Blumenau”, comentou o secretário municipal de Cultura, Rodrigo Ramos, ao receber a notícia.

Segundo a família, o velório será no Cemitério da Itoupava Central (em frente à EBM Duque de Caxias) à partir das 16h e o enterro está marcado para amanhã no mesmo local, às 8h.

 

Assessor de Comunicação: Sérgio Antonello 



postada em 08/02/2023 13:54 - 1211 visualizações



Fotos
  • Foto: Divulgação