Google+


Cultura homenageia Dr. Fritz Müller nos 200 anos da imigração alemã
Cerimônia pela passagem dos 202 anos de nascimento do naturalista ocorreu no jazigo da família, no cemitério da Igreja Luterana Centro.

Foto: Michele Lamin

O município de Blumenau homenageou na manhã desta segunda-feira, dia 1º de abril, o naturalista, médico e biólogo alemão Johann Friedrich Theodor Müller. A cerimônia, pela passagem dos 202 anos de nascimento, ocorreu no jazigo da família, no cemitério da Igreja Luterana Centro (Rua Amazonas, nº 119, Bairro Garcia), e fez parte da programação dos 200 anos da imigração alemã no Brasil. A solenidade contou com a presença do prefeito Mário Hildebrandt, da vice Maria Regina Soar, servidores públicos e pessoas da comunidade. O evento foi a primeira participação oficial da secretária municipal de Cultura e Relações Institucionais (SMC), Sueli Petry, que assumiu a pasta no lugar de Sylvio Zimmermann Neto, que deixou o cargo na última quinta-feira, dia 28.

A nova secretária é professora e atual diretora do Patrimônio Histórico-Museológico de Blumenau. Assumiu a Cultura de forma interina, já que Zimmermann viajou para Luxemburgo, onde vai atuar como assessor nas eleições do Parlamento Europeu, que ocorrem de 6 a 9 de junho.

Na solenidade dos 200 anos da imigração, como ocorre anualmente, o jazigo da família Müller recebeu flores. Durante o evento, a professora Sueli Petry, que também é historiadora, falou sobre personagens que contribuíram para o desenvolvimento de Blumenau no período da colonização. Fritz Müller deixou uma imensa contribuição para a ciência, sendo citado 39 vezes no livro A Origem das Espécies de Darwin. Além das importantes pesquisas nas áreas da Biologia, Botânica e Zoologia, elaborou poemas.

O homenageado do dia nasceu na Alemanha em 31 de março, numa pequena aldeia (Windischholzhausen) da Turíngia, próxima à cidade de Erfurt. Filho mais velho de um pastor evangélico, desde cedo revelou interesse pela natureza. Imigrou em 1852 para o Brasil e residiu em Blumenau e Florianópolis. Foi o maior cientista brasileiro do século XIX e um dos mais importantes colaboradores de Charles Darwin.

A programação dos 200 anos da imigração alemã no Brasil conta com mais de 100 eventos. Interessados em contribuir gratuitamente com os eventos poderão acessar https://www.agendaalema.org.br/QuemSomos.aspx. Algumas as ações serão recorrentes ao longo do ano e podem ser consultadas no link https://docs.google.com/document/d/1G7lGvaFtx2GNpaHTuquEtRal5xev48LiG7HFVmHVXtU/edit.

 

Assessor de Comunicação: Sérgio Antonello



postada em 01/04/2024 14:13 - 890 visualizações



Fotos
  • Foto: Michele Lamin
  • Foto: Michele Lamin
  • Foto: Michele Lamin
  • Foto: Michele Lamin
  • Foto: Michele Lamin
  • Foto: Michele Lamin
  • Foto: Michele Lamin