Google+


Culinária campeira é ponto alto da 1ª Semana Farroupilha de Blumenau
Entidades tradicionalistas da cidade estão mobilizadas para oferecer a arte regionalista que ultrapassa os anos nas celebrações do Dia do Gaúcho.

Os tradicionalistas e as entidades culturais contam as horas para celebrar a Semana Farroupilha, que neste ano terá ampla programação em Blumenau. As movimentações já iniciam neste domingo, dia 17 de setembro, às 9h, na Rota de Lazer, no Centro, onde o público poderá acompanhar apresentação de dança e ouvir a tradicional música gaúcha no Brique de Blumenau. As atividades com entrada franca se concentram na Rua 15 de Novembro, imediações da Floriano Peixoto.

As entidades também se mobilizam para a solenidade de abertura oficial da 1ª Semana Farroupilha de Blumenau, evento que ocorre segunda-feira, 18 de setembro, às 19h, na Secretaria Municipal de Cultura e Relações Institucionais (Rua 15 de Novembro, 161, Centro Histórico). A programação contará com a chegada da chama crioula, momento de fé, apresentação de danças folclóricas, show musical, mateada e costela fogo de chão. A entrada é gratuita e a classificação etária é livre.

A programação gauchesca vai tomar conta dos recantos tradicionalistas do município até o dia 30, quando se encerra no Mausoléu Dr. Blumenau a exposição “Das pilchas aos cavalos”. A programação contempla cavalgadas e culinária típica, tendo por base o churrasco feito em fogo de chão e o carreteiro.

O farrapos

Até o dia 24, as entidades tradicionalistas oferecerão ao público muita arte e culinária típica, cujo ponto alto é 20 de setembro, o Dia do Gaúcho. A data marca o início da Revolução Farroupilha, em 1835, um conflito que durou cerca de 10 anos e envolveu sucessivos combates. Segundo os historiadores, cerca de 20 mil homens e mulheres se envolveram em lutas que resultaram em aproximadamente 3.500 mortos.

A Revolução Farroupilha também atingiu Santa Catarina, sendo que em 24 de julho de 1939, com a tomada de Laguna pelos revolucionários, foi fundada a República Juliana. História interessante e que merece ser conhecida, especialmente pela participação de Giusepe e Anita Garibaldi. “Lá onde tudo começa , em uma roda de mate, um dedinho de prosa, um jogo de Truco, seja ele no 35 CTG  ou no Fogo de Chão, Rancho da Tradição ou no Chapéu de  Couro...  Boa prosa, cavalgadas, bailes e cantorias animam a gauchada de noite e também de dia”, resume uma das organizadoras da programação da 1ª Semana Farroupilha de Blumenau, Iva steinhauser, em referência aos templos do tradicionalismo, os Centros de Tradições Gaúchas (CTGs), parceiros do evento.

 

Saiba mais

 

Abertura oficial da 1ª Semana Farroupilha de Blumenau

Quando: segunda-feira, 18 de setembro

Horário: 19h

Local: Secretaria Municipal de Cultura e Relações Institucionais (Rua 15 de Novembro, 161, Centro Histórico

Contato: 3381-6193 (SMC)

 

Programação

 

17 de setembro, domingo

9h às 16h: apresentação de dança e música gaúcha no Brique de Blumenau, na Rua 15 de Novembro, imediações da Floriano Peixoto, Centro

 

De 18 a 30 de setembro

Exposição Gaúcha no Mausoléu Dr. Blumenau – “Das pilchas aos cavalos”

 

18 de setembro, segunda-feira

19h às 21h: roda de mate, chegada da Chama Crioula, cerimônia de abertura, costela fogo de chão, apresentação de dança artística das invernadas Sentimento e Tradição e do Rancho de Taura, show de Malu Gaitera e Deco Dalponte, apresentação do Programa Rancho de Taura e dos músicos da Fábrica de Gaiteiros

Local: Espaço Elfy Eggert, na Secretaria Municipal de Cultura e Relações Institucionais (SMC) – Rua 15 de Novembro, 161, Centro Histórico

Contato: (47) 3381-6193

 

19 de setembro, terça-feira

19h: apresentação de dança gaúcha, Invernada Artística Rancho de Taura e jantar

Local: CTG Fogo de Chão (Rua Itapiranga, 380 – Velha)

Contato: (47) 99269-5748

 

20 de setembro, quarta feira (Dia do Gaúcho)

18h30: roda de mate

19h: abertura - Programa Rancho de Taura

19h15: cerimonial

20h: torneio de vaca mecânica

Jantar: Carreteiro

Apresentação de dança Invernada Artística Sentimento e Tradição

Música de Deco Dalponte

 

21h: Encerramento

Local: Rancho Chapéu de Couro (Rua Bruno Schreiber, 1.411 – Progresso)

Contato: (47) 99269-5748

 

21 de setembro, quinta-feira

19h: cerimônia de apresentação, roda de mate, treino de laço, jantar, apresentação de dança Rancho de Taura e música ao vivo

Local: CTG Rancho da Tradição (Rua Herman Fritzke, 200 - Itoupava Central)

Contato: (47) 99161-2234

 

24 de setembro, domingo

8h: Programa Tchê Menina (ao vivo)

9h: cerimônia, roda de mate, treino de laço, costela fogo de chão, apresentação de dança Rancho de Taura e música ao vivo com Deco Dalponte e Fábrica de Gaiteiros da Vila Itoupava

Local: Rancho Chapéu de Couro (Rua Bruno Schreiber, 1.411 – Progresso)

Contato: (47) 99269-5748

Os CTGs

CTG Fogo de Chão: começou as atividades por volta de 1982, quando seis amigos com os mesmos ideais fundam o primeiro CTG de Blumenau. Marcou época e gerações pelas 19 edições da tradicional Festa do Cavalo.

CTG Chapéu de Couro: o nome surgiu de uma fala dos fundadores “porque todo cavaleiro usa um chapéu”. É conhecido pelas cavalgadas, bailes e roda de mate. Surgiu em 1989, fruto de uma parceria de amigos tradicionalistas.

CTG Rancho da Tradição: a paixão pelos cavalos e rodeios resultou no surgimento do STG, em 1989. Lá se vão 34 anos de tradição, acampamentos,  cavalgadas, rodeios e culinária campeira.

 

Assessor de Comunicação: Sérgio Antonello



postada em 15/09/2023 16:50 - 618 visualizações



Fotos
  • Foto: Divulgação
  • Foto: Divulgação
  • Foto: Divulgação
  • Foto: Divulgação
  • Foto: Divulgação
  • Foto: Divulgação
  • Foto: Divulgação
  • Foto: Divulgação
  • Foto: Divulgação
  • Foto: Divulgação