Google+


Costa Pereira é atração no Museu de Arte
Artista utiliza formatos e suportes variados para explorar o desenho, a colagem e a pintura.

“Bichos, acordes e outras superfícies” é o nome da exposição do professor de pintura Luciano Costa Pereira que poderá ser vista a partir da noite desta quinta-feira, 5 de maio, com a abertura oficial da 2ª Temporada de Exposições do Museu de Arte de Blumenau (MAB). O modo de operação do artista paulista radicado em Joinville materializa-se em formatos e suportes variados que exploram indistintamente o desenho, a colagem e a pintura. As composições com recortes, as interferências em livros ou os álbuns de acordes cromáticos pintados por ele têm valores estéticos suficientes como obras autônomas que mantêm relação poética rica e complexa.

Com a curadoria do jornalista e crítico de arte Gleber Pieniz, a exposição de Costa Pereira reforça as funções essenciais da superfície, da linha e da cor no desenho, na pintura e na colagem e conduz os produtos dessas linguagens a uma zona neutra entre a figura e a abstração, lugar de uma experiência visual plana e integral, onde a imagem do conjunto é tão ou mais fascinante quanto a imagem dos detalhes e dá acesso ao universo de temas aos quais o artista faz referência – a história da arte, a azulejaria portuguesa, a iconografia científica, a memória familiar e a cultura pop contemporânea, entre outros.

Em família

Artista visual e professor de pintura na Casa da Cultura de Joinville, Costa Pereira é formado em Design com especialização em Administração Pública e Gerência de Cidades. Natural de Mogi Mirim (SP), e radicado em Joinville, aprendeu com o pai o necessário para iniciar-se no mundo das artes e vem aprimorando esse conhecimento em cursos e oficinas com outros artistas e curadores. Sua trajetória profissional intercala exposições individuais e coletivas com a atuação docente e com a gestão de instituições como o Museu de Arte, a Galeria Municipal Victor Kursancew e mesmo o Sistema de Incentivo à Cultura de Joinville (Simdec).

A exposição de Costa Pereira e outras seis podem ser conferidas na 2ª Temporada de Exposições do MAB – ano 2016, que tem abertura marcada para a quinta-feira, às 19h, com a tradicional conversa com os artistas. A noite contará ainda com declamações de poemas por Márgara Hadlich e Val Pergee, representantes da Sociedade Escritores Blumenau (SEB) e apresentação musical pelo OCTET da Banda Municipal de Blumenau.

 

Serviço

Abertura da 2ª Temporada de Exposições no MAB

Data: quinta-feira, dia 5 de maio

 

Horários:

19h: conversa com os artistas

20h: abertura da 2ª Temporada de Exposições do MAB, declamação de poesias, apresentações do Grupo Barbotina e musical

Visitação: até 19 de junho. De terça-feira a domingo, das 10h às 16h

Visitas mediadas podem ser marcadas pelo telefone 3381-6176

Entrada franca

 

Assessor de Comunicação: Sérgio Antonello 



postada em 03/05/2016 10:26 - 1503 visualizações



Fotos