Google+


Comitiva blumenauense faz visita técnica ao MON
Oscar Niemayer, em Curitiba, é considerado o maior museu da América Latina com 12 salas expositivas.

Colaboradores da Secretaria Municipal de Cultura e Relações Institucionais (SMC) e da Universidade Regional de Blumenau (Furb) participaram terça-feira, dia 3 de dezembro, de uma visita técnica ao Museu Oscar Niemeyer (MON). A atividade na Capital paranaense foi planejada de maneira a atender aos objetivos das equipes de conhecer as estruturas organizacional e funcional e programas desenvolvidos naquele museu.

A reunião foi conduzida pelo responsável pela área de Relações Institucionais do MON, Jader Alves. Fizeram parte da comitiva blumenauense, o secretário de Cultura Rodrigo Ramos, a diretora do Patrimônio Histórico e Museológico, Sueli Petry, a gerente do Museu de Arte de Blumenau (MAB), Mia Ávila, a presidente do Conselho Consultivo do MAB, Ester Renaux, as conselheiras Maristela Silveira, Noemi Kellermann e Vânia Barroso Guedes, a artista visual e a ex-conselheira do MAB Beliria Boni. À convite dos organizadores, a Furb, que também organiza exposições temporárias e possui rico acervo, esteve representada pela diretora de Cultura Leide Liz e pelo mediador cultural Ruan Rosa.

A comitiva blumenauense conheceu os "bastidores do MON", a quantidade de profissionais que compõem seu corpo técnico, além de colaboradores terceirizados e estagiários distribuídos nos setores de Acervo e Conservação, Planejamento Cultural, Ação Educativa, Centro de Documentação e Referência, Gestão Museológica, Design, Comunicação, Assessoria Jurídica, Administrativo, Financeiro, Eventos, Loja, Café, Manutenção, Segurança e Limpeza. Em um segundo momento, além do acesso às informações sobre as atividades desenvolvidas, a equipe participou de visita mediada às exposições em cartaz.

Em sintonia
Rodrigo Ramos avaliou a visita como extremamente produtiva. “Ver nas exposições do MON obras que já foram expostas em temporadas do MAB evidencia nossa sintonia com a produção artística nacional e internacional”, comenta o secretário. “As informações técnicas apresentadas, dadas às dimensões, mostram que, com a sociedade civil, vamos construir para 2020 alternativas para incrementar as ações com apoios técnicos, temáticos e na busca de recursos.”

A possibilidade de realizar a visita técnica com a presença de profissionais da SMC, Conselho Consultivo do MAB e técnicos da Furb, estreita ainda mais as parcerias entre as instituições para construções em conjunto. “Ao término da visitação, o secretário Rodrigo Ramos recebeu de Jader Alves um catálogo sobre o Museu Oscar Niemeyer, que fará parte da Biblioteca Setorial do MAB”, completa a gerente do MAB, Mia Ávila. 

Sobre o Museu Oscar Niemayer
O MON é um museu público vinculado à Secretaria do Estado do Paraná e gerido por uma organização social (OS). Localizado em Curitiba (PR), é considerado o maior museu da América Latina, ocupando espaço de 35 mil metros quadrados de área construída e mais de 17 mil metros quadrados de área para exposições.  Possui 12 salas expositivas, destas três são reservadas para exposições do acervo, que conta atualmente com mais de 4 mil obras nas áreas de artes visuais, arquitetura e design, abrigando referências importantes da produção artística nacional e internacional. As atividades do museu são desenvolvidas por um corpo técnico de 70 funcionários, além dos colaboradores terceirizados e estagiários. Promove em torno de 20 exposições por ano. O museu oferece visitas mediadas, para visitantes e grupos, mediante agendamento.

Assessor de Comunicação: Sérgio Antonello



postada em 05/12/2019 08:20 - 720 visualizações



Fotos
  • Foto: Divulgação
  • Foto: Divulgação
  • Foto: Divulgação
  • Foto: Divulgação
  • Foto: Divulgação
  • Foto: Divulgação
  • Foto: Divulgação
  • Foto: Divulgação