Google+


Colonização italiana em Ascurra é tema de livro
Escritor Amauri Alberto Buzzi lança a obra nesta quinta-feira, dia 7 de julho, na abertura da 3ª Temporada de Exposições do MAB.

O escritor Amauri Alberto Buzzi lança quinta-feira, dia 7 de julho, às 19h, pela Edifurb, durante a abertura da 3ª Temporada de Exposições do Museu de Arte de Blumenau (MAB), o livro Colonização e Descendência Italiana de Ascurra. Segundo o autor, Os descendentes italianos têm pouco material para preservar a sua memória. E isso foi mais um incentivo para o desenvolvimento deste trabalho que contém um acervo fotográ¿co recuperado para a posteridade e que pode ser parte de um álbum ao alcance de todos.

Buzzi entende que não há muitos trabalhos sobre a colonização italiana no Sul do Brasil. Dessa forma, procurou trazer nova luz aos fatos  com enfoque no município de Ascurra e suas eventuais in¿uências. “Assim mesmo foi necessário um longo tempo para localizar e recuperar o necessário incluindo-se o que já estava pronto” explicai. “Nos valemos de historiadores como José Escalabrino Finardi, Jose Ferreira da Silva, Frei Ary Pintarelli etc. Sugerimos uma leitura crítica nos escritos sobre as diferenças havidas entre religiosos da época. Certamente deixamos em aberto muito a respeito, que requer outra oportunidade inclusive para registrar o presente.”

O escritor nasceu no dia 12 de junho de 1956 na cidade de Rodeio (SC). Filho de Sílvio Francisco Buzzi e Alice Longo, descende de imigrantes italianos oriundos de Cremona (Lombardia) e de Castelnuovo (Trento). Fez os estudos primários nas escolas das irmãs franciscanas de Rodeio 12, curso ginasial e secundário em Timbó, curso superior na Faculdade de Engenharia Civil de Blumenau (1980), pós- graduação em Construção Civil (1982) e Metodologia do Ensino Superior (1988) com a monogra¿a “As artes e a matemática”, além da especialização em Engenharia de Produção com a monogra¿a “Produção e montagem de laje em argamassa armada”.

 

Saiba mais

Abertura da 3ª Temporada de Exposições no MAB

Data: 7 de julho - quinta-feira

Horários:

19h: conversa com os artistas expositores

20h: abertura da 3ª Temporada de Exposições do MAB, lançamento de livros e apresentação musical

Visitas: até 24 de agosto, de terça-feira a domingo, das 10h às 16h

Visitas mediadas: podem ser marcadas pelo telefone 3381-6176

Classificação indicativa de idade: Livre

Entrada gratuita

 

Assessor de Comunicação: Sérgio Antonello



postada em 04/07/2022 16:58 - 307 visualizações



Fotos
  • Foto: Divulgação