Google+


Colônia de Blumenau é tema de livro e filme
Apresentação das duas obras está programada para esta quinta-feira, dia 10, na Livraria Catarinense do Shopping Neumarkt.

O livro e o filme "Colônia Blumenau no Sul do Brasil" serão apresentados ao público nesta quinta-feira, dia 10 de outubro, às 19h30, na Livraria Catarinense do Shopping Neumarkt (Rua 7 de Setembro, 1.213, Centro). O livro foi lançado pela primeira vez no Mausoléu Dr. Blumenau no dia 2 de maio. Produzido através da antiga Lei Rouanet, consta de dois volumes num total de 800 páginas. Além do BRDE e Celesc, outras empresas de Blumenau patrocinaram a obra: CartonDruck, TopCar, Loghaus, Fey, Breitkopf, Tarpan e Gotemburgo. Apoiaram o trabalho a Secretaria Municipal de Cultura de Blumenau, a Prefeitura, a Fundação Hermann Hering e Rotary Club.

O livro tem autoria de Gilberto Schmidt-Gerlach, Bruno Kilian Kadletz e Marcondes Marchetti. Com legendas das imagens em português e alemão, a publicação narra a criação da Colônia Blumenau desde 1850 através do relato dos pioneiros e viajantes que passaram pelo local. Vai até perto de 1934, quando o município foi desmembrado de sua área territorial. Desenhos, pinturas, fotografias, litografias ilustram ricamente esta obra, muitas inéditas.

O livro estará à venda na Livraria Catarinense ao preço de R$ 400. Cinco volumes serão sorteados na noite de 10 de outubro. Vendas e autógrafos após a exibição do filme realizado por Gilberto Schmidt-Gerlach e Tim Gerlach (edição). O documentário de 68 minutos será exibido em TV 75 polegadas 4K, na própria livraria Catarinense.

Baseado no livro - texto e imagens - o filme está composto de 61 cenas que relatam os principais aspectos da Colônia Blumenau, cenas estas com narração em alemão e legendas em português. Consta que Dr. Blumenau ao chegar à região recebeu a sugestão de pendurar no galho de uma figueira que avançava sobre o Rio Itajaí uma placa com a seguinte frase em alusão ao poeta Dante: "Deixai qualquer esperança, vós que entrais". Isto porque ele estava adentrando numa região infestada de feras e sujeita a grandes enchentes.

Assessor de Comunicação: Sérgio Antonello 



postada em 07/10/2019 15:35 - 270 visualizações



Fotos
  • Foto: Divulgação
  • Foto: Divulgação
  • Foto: Divulgação
  • Foto: Divulgação
  • Foto: Divulgação
  • Foto: Divulgação
  • Foto: Divulgação