Google+


Circuito Monteiro Lobato começa segunda-feira de forma virtual
Personagens criados pelo escritor vão encantar a semana em homenagem ao livro infantil.

A Secretaria Municipal de Cultura e Relações Institucionais (SMC) e a Biblioteca Municipal Dr. Fritz Müller promovem nos dias 18, 20 e 22 de abril, de forma virtual, as ações em comemoração ao dia 18 de abril, Dia Nacional do Livro Infantil. A data foi escolhida para celebrar a literatura infantil, isso porque, nesse dia, em 1882, na cidade de Taubaté (SP), nascia o escritor Monteiro Lobato, considerado o pai da literatura infantil brasileira.

Há mais de 20 anos a biblioteca municipal promove o Circuito Monteiro Lobato, um evento já tradicional no calendário da cidade e tão esperado pelas escolas e comunidade em geral. “A iniciativa comemora o aniversário deste que é considerado o pioneiro na literatura infantojuvenil e que tanto fez pela memória e cultura do país”, destaca a gerente da biblioteca, Cristina Carvalho. “O circuito reconhece e exalta a importância da leitura como a porta de entrada para a formação das crianças. Busca-se, portanto, em nível nacional, chamar a atenção e manter acessa essa chama nas de escolas, faculdades, bibliotecas, lares e outros espaços da sociedade, para que promovam ações de incentivo à leitura”.

Mundo mágico

Neste ano, o público poderá acompanhar a programação nas redes sociais da SMC. Com as obras e as melhorias que estão em andamento nos espaços da secretaria, no Centro Histórico, o prédio da biblioteca municipal, o Museu da Família Colonial, o Mausoléu Dr. Blumenau e horto botânico não poderão ser utilizados como no passado. “A biblioteca passa por uma reforma com objetivo de tornar nosso espaço ainda mais especial para toda comunidade”, lembra Cristina. “Por esse motivo não poderemos levar o circuito para as instalações costumeiras. Faremos de forma diferente a homenagem ao legado deixado ao mundo da imaginação por este que é um dos maiores escritores brasileiros”.

A programação contará com convidados especiais, que vão demonstrar a ludicidade dos personagens do Sítio do Pica-Pau Amarelo. “São personagens tão amados por todos”, comenta Cristina ao agradecer as parcerias dos profissionais liberais, da Semed e da Fundação Hermann Hering. “Abraçaram prontamente e com carinho o circuito de leitura, disponibilizando os personagens que estarão apresentando este mundo mágico de Monteiro Lobato”.

 

Assessor de Comunicação: Sérgio Antonello 



postada em 13/04/2022 18:20 - 453 visualizações



Fotos
  • Foto: Divulgação / SMC