Google+


Circuito Monteiro Lobato celebra o livro nacional
Programação da biblioteca municipal contempla o público infantojuvenil com o mundo mágico da literatura.

A Secretaria Municipal de Cultura e Relações Institucionais (SMC) promove nos dias 17, 18 e 19 de abril ações em comemoração ao Dia Nacional do Livro Infantil (18). Em 1882, nesse dia, na cidade de Taubaté (SP), nascia o escritor Monteiro Lobato, considerado o pai da literatura infantil brasileira. A programação é coordenada pela Biblioteca Municipal Dr. Fritz Müller, que há mais de 20 anos proporciona às escolas e comunidade o "Circuito Monteiro Lobato", em comemoração ao aniversário do escritor. Interessados podem entrar em contato de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h, pelo fone 3381-7511 ou 3381-6787.

Lobato é considerado o pioneiro na literatura infantojuvenil. “Diante disso, o Circuito reconhece e exalta a importância da leitura literária pelas crianças, pois é a porta de entrada para a formação de leitores. Busca-se, portanto, a nível nacional, chamar a atenção e manter acessa a chama da leitura nas escolas, faculdades, bibliotecas, lares e outros espaços da sociedade, para que promovam ações e apoio de incentivo à leitura”, comenta o secretário Municipal de Cultura Sylvio Zimmermann Neto.

A retomada

A data foi escolhida para celebrar a literatura infantil nacional. “Estamos retomando o evento de forma presencial após esses três últimos anos, quando toda a sociedade passou por tempos adversos”, lembra o secretário. “Também durante esse período, a Biblioteca Municipal Dr. Fritz Müller passou por uma reforma, com objetivo de tornar nosso espaço ainda mais especial para todos da comunidade.”

O Circuito ocorrerá no ‘caminho mágico’ do Horto Botânico Edith Gaertner e dentro da biblioteca, cujas instalações estarão ambientadas com a magia das histórias de Monteiro Lobato. “Esta importante ação anual mantém viva a história de Monteiro Lobato, bem como oferece momentos mágicos e lúdicos para o imaginário das crianças e adultos”, ressalta a gerente da biblioteca Cristina Carvalho. “A programação contará com convidados especiais que estarão trazendo a ludicidade dos personagens do Sítio do Pica-Pau Amarelo, tão amados por todos.”

 

Assessor de Comunicação: Sérgio Antonello



postada em 22/03/2023 16:21 - 831 visualizações



Fotos
  • Foto: Sérgio Antonello/SMC
  • Foto: Sérgio Antonello/SMC
  • Foto: Sérgio Antonello/SMC
  • Foto: Sérgio Antonello/SMC
  • Foto: Sérgio Antonello/SMC