Google+


Circuito Literário recebe 20 escolas no segundo dia
Mais de 700 pessoas percorrem a rota que leva aos encantos das histórias de Monteiro Lobato.

O Circuito Monteiro Lobato 2019 contabilizou no segundo dia a visita de 20 escolas, além de representantes da comunidade, atingindo um público estimado em cerca de 720 pessoas. O evento organizado pela Fundação Cultural de Blumenau (FCBlu) e Biblioteca Municipal Dr. Fritz Müller conta com a parceria com o Comitê Regional do Programa Nacional de Incentivo à Leitura (Proler). A iniciativa com atrações gratuitas começou terça-feira, dia 9 de abril, e se encerra nesta quinta-feira, dia 11.

O circuito traça um roteiro que inclui a Biblioteca Municipal Dr. Fritz Müller, a varanda do Museu da Família Colonial e Mausoléu. O público alvo são crianças de três a seis anos das escolas municipais e particulares, bem como a comunidade em geral. “A edição de quarta-feira garantiu mais um dia repleto de alegria e magia. Trouxe lembranças, sonhos do imaginário de todas as pessoas que participaram do circuito, independente da idade”, disse a gerente da biblioteca Araci Cristina França de Carvalho. “A exposição com os personagens do Sítio, como Tia Nastácia, Visconde de Sabugosa e Emília é algo mágico para as crianças, bem como as histórias contadas por estes personagens de Monteiro Lobato.”

Viagem no tempo

A estudante do curso de Filosofia, Lohana Sabrina da Silva de Paula, que acompanhou o circuito nesta quarta-feira, relatou que fez uma viagem no tempo aos ouvir histórias que fazem parte de sua infância. Salientou que ficou empolgada em ver que as crianças de hoje têm esta oportunidade de conhecer os contos e os personagens criados por Monteiro Lobato.

O circuito literário comemora o aniversário do escritor, nascido no dia 18 de abril de 1882 em Taubaté (SP). Monteiro Lobato é considerado o pioneiro na literatura infantojuvenil. A iniciativa proporciona às crianças contos de histórias na voz dos personagens do Sítio. Nos últimos oito anos o programa atingiu cerca de 12.700 crianças.

Uma das decorações do espaço da biblioteca é um painel retratando os personagens do Sítio do Pica-Pau Amarelo, como Narizinho, Tia Anastácia, Pedrinho, Dona Benta, Visconde de Sabugosa, entre outros. O trabalho elaborado pela estagiária Rafaela de Melo para receber os participantes do evento permanece no local até 26 de abril, das 8h às 17h30 (segunda à sexta-feira) com visitação gratuita. Uma exposição retratando as obras do escritor também fica aberta ao público nesse período. Agendamentos de grupos podem ser feito pelos telefones 3381-6787 e 3381-7511.

 

Assessor de Comunicação: Sérgio Antonello 



postada em 11/04/2019 16:07 - 141 visualizações



Fotos
  • Foto: Divulgação / FCB
  • Foto: Divulgação / FCB
  • Foto: Divulgação / FCB
  • Foto: Divulgação / FCB