Google+


CineArte exibe o drama francês A grande ilusão
Filme em preto e branco reproduz a saga de dois soldados capturados pelas tropas alemãs.

O drama histórico A grande ilusão (La Grande illusion/1937), com direção Jean Renoir, é o filme desta segunda-feira, dia 19, no CineArte da Fundação Cultural de Blumenau (FCblu). Neste filme em preto e branco, dois soldados franceses são capturados pelas tropas alemãs e fazem amizade com um companheiro chamado Rosenthal. Após tentarem fugir por diversas vezes, eles são separados do novo amigo e enviados para uma fortaleza. A sessão começa às 19h em parceria com a Aliança Francesa. A classificação etária é de 12 anos e a entrada é franca.

Por volta de 1916, num campo de prisioneiros de guerra na Alemanha, os franceses Boüeldieu, aristocrata, Maréchal, contramestre e Rosenthal, banqueiro judeu, arquitetam um plano de fuga. No último instante são transferidos para uma fortaleza comandada por von Rauffenstein, que se mostra simpático a Boüeldieu. Este é morto por Rauffenstein quando dá cobertura à fuga de Maréchal e Rosenthal. Recolhidos por uma mulher alemã, os fugitivos conseguem atravessar a fronteira para a Suíça.

Dia 19
Filme: A grande ilusão (La Grande illusion/1937)
Direção: Jean Renoir
Elenco: Jean Dasté, Jean Gabin, Julien Carette, Marcel Dalio e Pierre Fresnay
Gênero: drama histórico em preto e branco
Duração: 1h48
Classificação etária: 12 anos
Site: https://www.cinefrance.com.br/acervo/a-grande-ilusao-1937

Dia 26
Filme: Seraphine (Séraphine/2008)
Direção: Martin Provost
Elenco: Francoise Lebrun, Ulrich Tukur e Yolande Moreau
Gêmero: drama em cores
Duração: 2h05
Classificação etária: 12 anos
Sinopse: Baseado na história da pintora francesa Séraphine de Senlis, em 1914, Wilhelm Uhde, um famoso coletor de arte, aluga um apartamento afastado, para descansar da agitada vida que costuma levar em Paris. A faxineira do local tem 40 anos e é uma mulher áspera que é piada dos outros. Certo dia, convidado pela dona do prédio, ele nota na sala de estar dela um pequeno quadro e fica surpreso ao saber que o artista é Séraphine. Vencedor 7 César em 2017 (melhor atriz, melhor música, melhor fotografia, melhores figurinos, melhor cenário e melhor roteiro)
Site: https://www.cinefrance.com.br/acervo/seraphine-2008

 

Assessor de Comunicação: Sérgio Antonello.

 



postada em 14/11/2018 17:10 - 132 visualizações



Fotos