Google+


Cantorias e músicas típicas se destacam nos 200 anos da imigração
Lançamento da Revista Blumenau em Cadernos e ensaio aberto da Banda Municipal com repertório germânico são algumas das atrações na segunda quinzena de abril.

Foto: Sérgio Antonello/SMC

Começa a circular neste sábado, dia 20 de abril, a 2ª edição da Revista Blumenau em Cadernos com a temática destacando a imigração alemã na região. Junto com os ensaios semanais às quintas-feiras da Banda Municipal, festividades típicas, café e cantoria, a publicação faz parte das ações dos 200 anos da imigração. As celebrações, organizadas pela prefeitura de Blumenau, por intermédio da Secretaria Municipal de Cultura e Relações Institucionais (SMC) e Comissão Municipal do Bicentenário, envolvem diversas parcerias e uma programação com mais de 100 eventos até o final do ano.

A programação em andamento foi elaborada em homenagem ao papel dos imigrantes no avanço das ciências no Brasil. Muitos deles eram cientistas, engenheiros e médicos altamente qualificados, que contribuíram para o progresso em áreas como agronomia, medicina, química e tecnologia. Suas habilidades e conhecimentos foram fundamentais para o desenvolvimento industrial e para a modernização das práticas agrícolas. No campo da Educação, as comunidades alemãs estabeleceram escolas, universidades e instituições de ensino que se tornaram referências.

Para incrementar as ações, está no ar o hotsite da Agenda Alemã no Brasil, uma plataforma on-line criada pelo Instituto Martius-Staden em parceria com o governo da Alemanha em homenagem aos 200 anos da imigração. O site reúne a programação cultural relativa ao bicentenário de forma dinâmica, moderna e atualizada.

O site oferece informações adicionais, como vídeos curtos com temas históricos e atuais, textos sobre as relações entre o Brasil e os países falantes do idioma alemão, bem como documentos do arquivo do Instituto Martius-Staden. Tudo isso com o intuito de divulgar os 200 anos da imigração, bem como de apresentar as atuais relações entre esses países. Interessados em contribuir gratuitamente com os eventos poderão acessar https://www.agendaalema.org.br/QuemSomos.aspx.

 

Saiba mais

200 anos da imigração alemã no Brasil

 

Programação até o final do mês:

 

Herbst Kaffee (Café de Outono)

Tipo de evento: organizado pelo Lions Clube Blumenau Garcia, oferece um café da tarde no estilo alemão. Haverá sorteio de brindes. Toda a renda será revertida para as campanhas beneficentes da entidade

Data: sábado, 20 de abril

Horário: 15h

Valor: R$ 60

 

Local: Casa do Leão (Rua Max Hering, 123 - Victor Konder)

 

Wirtshaussingen

Tipo de evento: para as pessoas que gostam de cantar músicas alemãs. Serão disponibilizados livros de cantos para os participantes. Haverá serviço de bar e cozinha

Data: quinta-feira, 25 de abril

Horário: 19h às 21h

Local: Centro Cultural 25 de Julho (Rua Alberto Koffke, 354 – Centro)

 

Tanz in den Main

Tipo de evento: Aniversário dos 70 anos do Centro Cultural 25 de Julho

Data: terça-feira, 30 de abril

Horário: 19h30

Local: Centro Cultural 25 de Julho

 

Ensaio aberto da Banda Municipal com músicas alusivas aos 200 anos da Imigração Alemã

Tipo de evento: Ensaio aberto

Data: terça-feira, 30 de abril

Local: Mausoléu Dr. Blumenau

Horário: 14h30

 

Acesse a agenda completa:

https://docs.google.com/document/d/1G7lGvaFtx2GNpaHTuquEtRal5xev48LiG7HFVmHVXtU/edit

 

Assessor de Comunicação: Sérgio Antonello



postada em 19/04/2024 15:46 - 837 visualizações



Fotos
  • Foto: Sérgio Antonello/SMC
  • Foto: Sérgio Antonello/SMC
  • Foto: Sérgio Antonello/SMC
  • Foto: Sérgio Antonello/SMC
  • Foto: Sérgio Antonello/SMC