Google+


Campanha ambiental mobiliza segmento cultural
Lixo reciclável recolhido durante a semana vai ser transportado neste sábado para o centro de coleta montado no Parque Ramiro Ruediger.

Foto: Cristina Carvalho/SMC

O município participou da semana de conscientização ambiental com a instalação de dois postos de coleta de lixo reciclável em pontos estratégicos, um na Biblioteca Municipal Dr. Fritz. Müller e outro na sede da Secretaria Municipal de Cultura e Relações Institucionais (SMC). A estratégia foi envolver os colaboradores no recolhimento dos materiais descartáveis que serão organizados e levados neste sábado, dia 30 de setembro, para o depósito geral que será montado no Parque Ramiro Ruediger.

O Comitê Blumenau preparou ações para integrar a cidade na “Semana ODS na Prática”. Entre as atividades programadas, um piquenique, neste sábado, das 10h às 16h, no Ramiro Ruediger, vai receber e pesar o lixo reciclável separado pela população ao longo da semana. O município participa das ações como signatário da iniciativa internacional e está incentivando os moradores ao engajamento nas ações de conscientização ambiental.

A gerente da Biblioteca Municipal Dr. Fritz Müller, Cristina Carvalho, representante da SMC no movimento em favor da qualidade ambiental, ficou satisfeita com a adesão dos colaboradores da cultura. “Foi bem legal, muitos participaram da campanha. Estou agradecida”, comentou. “Ações como esta, envolvendo as pessoas que convivemos todos os dias,  mostram que compartilhar informações que focam a busca de melhorias para todos sempre  vale a pena e despertam um novo olhar para o cuidado com o planeta.”

 

Logística Reversa

 

O “Consumo Consciente” trata-se de quando as pessoas levam em conta a escolha dos produtos que compram, enquanto a “Logística Reversa” envolve o retorno dos resíduos ao ciclo da cadeia produtiva, podendo incluir reuso, reciclagem e recuperação desses materiais. Ações de conscientização alertam para os cuidados necessários ao descarte dos produtos que são consumidos.

A ideia da campanha é buscar alternativas mais sustentáveis e reciclar sempre que possível. A população pode participar, separando e guardando os materiais recicláveis que consumiu durante esta semana. Neste sábado, das 10h às 16h, leve-os ao Parque Ramiro Ruediger para o “Piquenique Consciente do Movimento ODS”. Os colaboradores descobrirão quanto descarte produziram e como a destinação correta pode gerar valor - ou prejuízos -, quando não é feita da forma correta.

 

Assessor de Comunicação: Sérgio Antonello



postada em 29/09/2023 17:00 - 543 visualizações



Fotos
  • Foto: Cristina Carvalho/SMC
  • Foto: Sérgio Antonello/SMC
  • Foto: Sérgio Antonello/SMC