Google+


Blumenau vai investir R$ 142,8 mil em reformas na Secretaria de Cultura
Serviços de melhorias contemplam o Auditório Edith Gaertner e as salas Pedro Dantas e do Centro Braille.

Foto: Marcelo Martins

Representantes do município assinaram nesta sexta-feira, dia 23 de fevereiro, a Ordem de Serviço Nº 001/2024 para obras de reforma de três salas da Secretaria Municipal de Cultura e Relações Institucionais (SMC). Com o sinal verde, a empresa Empreiteira KJ Ltda EPP fica autorizada a iniciar os serviços no Auditório Edith Gaertner, local utilizado para as exibições dos filmes do CineArte, teatro e apresentações musicais, e nas salas Pedro Dantas, no andar térreo do Museu de Arte de Blumenau, e Centro Braille. O valor total dos serviços contratados é de R$ 142.812,88, com prazo de execução de três meses.

Os valores para a execução das reformas estão contemplados no Contrato de Repasse 883.109/2019, firmado entre o município e o Ministério da Cidadania, tendo como mandatária a Caixa Econômica Federal. A abrangência para realização da obra é de 362,90 m², sendo 158,10 m² na Sala Pedro Dantas, 104,80 m² no Centro Braille e 100 m² no Auditório Edith Gaertner.

A Sala Pedro Dantas possui no total 158,10m², divididos entre a sala de exposições com 134,95m² e sala de curadoria das obras com 23,15 m². No local, as principais melhorias se dão pela demolição da parede que divide os dois banheiros inativos que darão espaço à sala de curadoria, remoção dos fechamentos das aberturas existentes para instalar um novo de forma adequada, substituição de toda a iluminação da sala de exposições, instalação de um guarda-corpo entre outras alterações.

O Centro Braille possui 104,80m², distribuídos entre seis salas, banheiro, copa e depósito. O local requer maiores cuidados, pois apresenta patologias que necessitam de reparos para tornar o ambiente utilizável, como por exemplo o tratamento dos pontos de infiltração de água, demolição de todo o piso de madeira existente que se encontra deteriorado, substituição da rede elétrica, além da implantação de acessibilidade. Com relação a parte elétrica, a empresa será responsável por garantir a ligação do quadro de energia até o quadro de distribuição do edifício, garantindo o pleno funcionamento e ligação com a rede.

O Auditório Edith Gaertner possui no total 100 m² divididos entre a sala de projeção com 7,70 m², área da plateia com de 44,00 m², área de palco com 26,89 m², camarim com 17,10 m² e banheiro do camarim com 2,30 m². No local, as principais melhorias serão a implantação de acessibilidade para o palco e camarim, pintura, renovação do piso de madeira e demais melhorias.

Para o prefeito Mário Hildebrandt, a reforma das salas marca mais uma etapa da cidade. “Ninguém constrói o futuro se não lembra do passado e cuidar do prédio da Secretaria de Cultura, que guarda muito da história de Blumenau, é isso. A reforma de mais esses espaços é a continuidade do trabalho de valorização e cuidado com a nossa história. É preservar para que no futuro outros também possam ter acesso a essa parte tão importante da nossa história de Cidade”, ressalta.

 

Importância histórica

 

Participaram da solenidade de assinatura da Ordem de Serviço, no Auditório Carlos Jardim, o prefeito Mário Hildebrandt, a vice Maria Regina Soar, o secretário municipal de Cultura, Sylvio Zimmermann Neto, a fiscal do projeto, a arquiteta Camila Dix, representantes do Poder Legislativos e servidores municipais. Em sua fala, Zimmermann ressaltou a importância do prédio histórico que serviu no passado de sede da antiga prefeitura, fórum e cadeia pública, e que atualmente abriga as estruturas para o fomento da cultura blumenauense. “Estamos em um prédio construído em 1875 pelo alemão Heinrich Krohberguer, sob o comando do Dr. Blumenau”, comentou ao lembrar todo o processo histórico do prédio ao longo dos anos. “Estamos em um local de importância histórica, política e social para o Vale do Itajaí e Santa Catarina. E estamos conseguindo recuperar esses espaços importantes, que trarão dignidade para os serviços oferecidos aos blumenauenses.”

Segundo Zimmermann, as obras contemplam três salas distintas com muita importância para a cultura blumenauense. “A sala de exposição Pedro Dantas melhora e amplia a fruição cultural do Museu de Arte, um dos mais importantes museus do Sul do Brasil”, observou. “O Auditório Edith Gartner é um espaço multiuso que serve bem para pequenos eventos, teatro, cinema, música entre outros. Ele está fechado e a reforma amplia a capacidade da Secretaria de Cultura de realizar e receber eventos. Já o Espaço do Centro Braille é o mais importante centro de difusão de literatura e ensino braille no Vale do Itajaí e proporciona dignidade aos cegos que usam o espaço”, concluiu.

 

Assessor de Comunicação: Sérgio Antonello



postada em 23/02/2024 17:36 - 1054 visualizações



Fotos
  • Foto: Marcelo Martins
  • Foto: Marcelo Martins
  • Foto: Marcelo Martins
  • Foto: Marcelo Martins
  • Foto: Marcelo Martins
  • Foto: Marcelo Martins
  • Foto: Marcelo Martins
  • Foto: Marcelo Martins
  • Foto: Marcelo Martins
  • Foto: Marcelo Martins
  • Foto: Marcelo Martins
  • Foto: Marcelo Martins
  • Foto: Marcelo Martins
  • Foto: Marcelo Martins
  • Foto: Marcelo Martins
  • Foto: Marcelo Martins
  • Foto: Marcelo Martins
  • Foto: Marcelo Martins
  • Foto: Marcelo Martins
  • Foto: Marcelo Martins
  • Foto: Marcelo Martins