Google+


Blumenau faz primeira reunião preparativa para os 200 anos da imigração
Comissão organizadora do evento e entidades ligadas à cultura alemã começam elaborar a agenda festiva para 2024.

O presidente do Conselho Municipal da Promoção e Difusão da Cultura Alemã (CMPDCA) e secretário municipal de Cultura e Relações Institucionais (SMC), Sylvio Zimmermann Neto, coordenou na manhã desta sexta-feira, dia 24 de novembro, a primeira reunião centralizada a fim de articular a programação e a agenda dos 200 anos da imigração alemã. O encontro busca envolver as entidades e o poder público na elaboração das atividades comemorativas.

As tratativas iniciais reuniram os conselheiros nesta que foi a oitava sessão ordinária do CMPDCA de 2023. O grupo tratou da formação de uma comissão que vai conduzir as festividades dos 200 anos da imigração alemã. Também deu início ao preparo da agenda de trabalho e elaboração da programação dos eventos. As celebrações ocorrerão ao longo de 2024, cuja data oficial da imigração foi fixada no dia 25 de julho.

Zimmermann Neto salienta que a celebração dos 200 anos da presença alemã no Brasil representa uma oportunidade ímpar para reconhecer o impacto positivo que essa comunidade exerceu na construção da sociedade brasileira. “Este evento não apenas presta homenagem ao notável legado deixado pelos imigrantes, mas também destaca a significativa contribuição que esses indivíduos proporcionaram à cultura, à formação intelectual e ao progresso socioeconômico da Nação”, comentou. “Constitui um momento propício para fortalecer os vínculos com a Alemanha contemporânea, impulsionando as relações internacionais entre entidades e indivíduos.”

Identidade

Os primeiros colonizadores se estabeleceram no Sudeste e Sul do país a partir de 1824. Essa jornada histórica moldou de forma significativa a cultura e a identidade nacional. Esses novos moradores contribuíram para o desenvolvimento, seja nas áreas da agricultura, indústria, educação ou ciência. Trouxeram consigo técnicas avançadas de cultivo, introduzindo novas culturas e impulsionaram a produção agrícola. Além disso, a herança cultural alemã influenciou a arquitetura, música, culinária, política e nos mais variados setores locais.

 

Assessor de Comunicação: Sérgio Antonello



postada em 24/11/2023 11:50 - 622 visualizações



Fotos
  • Foto: Mariana Girardi/SMC
  • Foto: Mariana Girardi/SMC