Google+


Biblioteca municipal promove dia de encanto na Praça das Rosas
Alunos e professoras da Escola de Educação Básica Júlia Lopes de Almeida participam de atividade de leitura ao ar livre.

A tarde de quinta-feira, dia 9 de novembro, foi de suspense, alegria, magia e histórias na Praça Rosenplatz – Praça das Rosas. A ação especial fez parte da programação da Semana do Livro e da Biblioteca, que neste ano foi transferida devido à enchente na região. A iniciativa da Secretaria Municipal de Cultura e Relações Institucionais (SMC) foi coordenada pela equipe da Biblioteca Municipal Dr. Fritz Müller. A coordenadora dos programas de leitura Verena Pellis Kirsten e a bibliotecária Mariana Vidal contaram histórias para alunos e professoras da Escola de Educação Básica Júlia Lopes de Almeida. Antes, porém, o grupo visitou a biblioteca pública, onde recebeu informações e orientações sobre os programas desenvolvidos no local.

A estrutura para a ação de incentivo à leitura foi montada na praça, sob as árvores localizadas em um lugar lúdico repleto de natureza e histórias. A “Kombi da Biblioteca Ambulante” estava lá com seus 46 anos transportando para as escolas isoladas a magia da leitura e empréstimo de livros. O Museu da Família Colonial é parceiro da iniciativa ao difundir a história da cidade entre os participantes.

Os alunos pararam para ouvir as seguintes histórias: Uma Menina com um Lápis, A Fabulosa Máquina de Amigos, Uma História Sem Pé Nem Cabeça e Abraçarinho, o Pássaro dos Abraços. “Os estudantes interagiram com os contos e visitaram a Kombi da Biblioteca Ambulante, onde puderam pegar livros para leitura. Foram momentos especiais para todos”, comenta a gerente da biblioteca municipal Cristina Carvalho.

Ações como essa devem entrar na rotina oficial dos projetos de incentivo à leitura. “Os participantes receberam lembrança que se harmoniza com as ações oferecidas pela biblioteca municipal, um belo marcador de página com a seguinte mensagem de Platão: “livros dão alma ao universo, asas para a mente, voo para a imaginação, e vida a tudo.”

Encerrando a visita, os alunos fizeram um passeio no Horto Botânico, visitando o Cemitério dos Gatos, um ambiente rodeado pela natureza no Centro Histórico da cidade. “A novidade em um espaço repleto de histórias e beleza natural foi prazerosa para todos os participantes”, considerou Verena, sobre a iniciativa.

 

Assessor de Comunicação: Sérgio Antonello



postada em 10/11/2023 17:24 - 716 visualizações



Fotos
  • Foto: Divulgação/SMC
  • Foto: Divulgação/SMC
  • Foto: Divulgação/SMC
  • Foto: Divulgação/SMC
  • Foto: Divulgação/SMC
  • Foto: Divulgação/SMC
  • Foto: Divulgação/SMC
  • Foto: Divulgação/SMC
  • Foto: Divulgação/SMC
  • Foto: Divulgação/SMC