Google+


Biblioteca Ambulante retoma jornada anual
Programa municipal de difusão de leitura circula pelas escolas mais distantes do centro entre os dias 26 e 29 de fevereiro.

Foto: Cristina Carvalho/Divulgação

O programa Biblioteca Ambulante volta a circular nas escolas isoladas do município entre os dias 26 a 29 de fevereiro. A retomada do calendário de 2024 foi anunciada pela gerente da Biblioteca Municipal Dr. Fritz Müller, Cristina Carvalho, que considera esta uma ação fidelizada entre a população e aguardada com alegria por todos que fazem parte desta iniciativa que leva aos locais mais distantes do centro contos de histórias e a possibilidade de empréstimo de livros.

A Biblioteca Ambulante começou a circular em julho de 1977, sendo pioneira em Santa Catarina ao usar uma Kombi personalizada, que então passou a se deslocar pelo interior do município levando livros, leitura e literatura para as escolas isoladas”, pontua o secretário municipal de Cultura e Relações Institucionais (SMC), Sylvio Zimmermann Neto.

Pelo lado dos profissionais de biblioteca, Verena Pellis Kirsten é quem coordena o programa há 30 anos. “É uma alegria e satisfação dar inicio a mais um ciclo desta ação tão especial que leva conhecimento para tantas crianças”, comenta, ao lembrar que a ação surgiu sob a iniciativa do professor José Ferreira da Silva, ex-diretor da então Fundação Cultural de Blumenau (antiga Fundação Casa Dr. Blumenau), hoje Secretaria Municipal de Cultura.

A Biblioteca Ambulante busca levar as mais variadas ações aos moradores da cidade, que envolvam a cultura e o conhecimento em parceria, nos últimos 15 anos, com a equipe do Museu da Família Colonial. O programa “Museu Vai a Escola” é garantia do compartilhamento de história envolvendo a colonização de Blumenau. “As atividades da Biblioteca Municipal estão consolidadas há mais de quatro décadas, oportunizando o acesso à leitura e à história, quebrando as barreiras da distância e mostrando que é possível levar tais atividades aos pontos mais distantes”, conclui Sylvio Zimmermann.

 

Assessor de Comunicação: Sérgio Antonello

 



postada em 23/02/2024 17:25 - 956 visualizações



Fotos
  • Foto: Cristina Carvalho/Divulgação
  • Foto: Cristina Carvalho/Divulgação
  • Foto: Cristina Carvalho/Divulgação
  • Foto: Cristina Carvalho/Divulgação