Google+


Beatriz Bona chega ao MAB com a exposição "Senhora do próprio voo"
O Museu de Arte de Blumenau começa a divulgar as atrações da terceira temporada do ano, que abre ao público na noite do dia 7 de julho.

A 3ª Temporada de Exposições do Museu de Arte de Blumenau (MAB) traz para a Sala Pedro Dantas no dia 7 de julho um dos ícones da arte em Santa Catarina. Em 2022, ao completar 80 anos de idade, dos quais mais de 60 dedicados à arte, a edição presta um a homenagem à pintora indaialense Beatriz Bona. A mostra “Senhora de seu próprio voo” tem na curadoria Arian Grasmück e Rozenei Cabral.

A artista possui obras em coleções particulares na Alemanha, China, Espanha, Inglaterra e Portugal. Beatriz é um nome que na leitura do seu significado afirma ser “aquela que traz felicidade”. “E é o que encontramos prazerosamente espalhado em seu atelier, seu jardim, seu olhar e sorriso. Somos todos cúmplices da sua felicidade refletida pelas suas pinturas", concordam os curadores.

A pintora e ceramista nasceu em Indaial no dia 21 de outubro de 1942. Foi a primeira professora de artes em sua cidade. Com estilo contemporâneo, sua trajetória artística tem início em 1957, nas aulas de pintura orientadas pela Irmã Sapiência, ministradas aos sábados no Colégio Sagrada Família, em Blumenau. A trajetória teve andamento em Curitiba com os estudos de desenho e pintura com Euzébio Maestri, em 1960, com Odete Cid (ceramista), na Biblioteca Pública, em 1962, e com Guido Viaro, na Escola de Belas Artes, entre 1960 e 1963. Nesse período morou com seu irmão Jacy Mauro Bona.

Em 1963, a artista retornou para Indaial onde abriu a primeira escola de pintura que funciona aos sábados. Em 1966, casou-se e foi morar em Blumenau, mas seguiu com as aulas aos sábados, em Indaial. Em 1970, conheceu Suely Beduschi e, em 1973, decidem abrir a primeira loja de artesanato, a Petit Fleure, em Blumenau.

No mesmo ano, Suely engravida e desiste da loja que foi vendida. Beatriz compra uma olaria falida e passa a trabalhar com cerâmica. Em 1995, vendeu a olaria e com as peças de cerâmicas que sobraram passou a decorá-las com pintura. Começou a pintar carpuchos, sobre carpetes. A artista Lena Barbosa se interessou pelo trabalho e a apresentou ao crítico Vilson Nascimento e à cena artística de Blumenau.

 

Saiba mais

 

Abertura da 3ª Temporada de Exposições no MAB

Quando: quinta-feira, dia 7 de julho

Horários:

19h: conversa com os artistas expositores

20h: abertura da 3ª Temporada de Exposições do MAB, lançamento de livros e apresentação musical

Visitas: até 24 de agosto, de terça-feira a domingo, das 10h às 16h

Visitas mediadas: podem ser marcadas pelo telefone 3381-6176

Classificação indicativa de idade: Livre

Entrada gratuita

 

Assessor de Comunicação: Sérgio Antonello 



postada em 28/06/2022 15:07 - 479 visualizações



Fotos
  • Foto: Divulgação/SMC
  • Foto: Divulgação/SMC