Google+


Banda Municipal anima Dia da Luta Antimanicomial
Evento reuniu um grande público nesta quinta-feira, dia 16 de maio, na Secretaria de Cultura. A programação culminou com show musical e dança.

A Banda Municipal de Blumenau animou a tarde do público que prestigiou o evento dedicado ao Dia da Luta Antimanicomial. A programação desta quinta-feira, dia 16 de maio, começou às 9h, na Secretaria Municipal de Cultura e Relações Institucionais (SMC), e se estendeu até as 16h, culminando com show musical e muita dança. A agenda do dia contou com apresentações culturais, exposições e oficinas promovidas pelos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) e pela Enloucrescer, uma associação que promove atividades de reabilitação psicossocial para indivíduos com sofrimento mental, envolvendo inclusão e a produção artística.

O evento foi organizado pela Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares (ITCP), da Universidade Regional de Blumenau (Furb), em parceria com a Associação Enloucrescer. A iniciativa anual destaca a importância dos cuidados com a saúde mental com respeito à liberdade e dignidade das pessoas.

A confraternização costuma ocorrer na Secretaria de Cultura, tendo como mote a oposição aos manicômios, promovendo a ideia de convivência com suporte adequado em comunidades. E para embalar o fim da tarde, a banda municipal executou grandes sucessos de Lulu Santos, Tim Maia, entre outros. A apresentação foi um sucesso entre os presentes, que se envolveram com o repertório cantando e dançando até o final do evento.

Esta ação no Dia da Luta Antimanicomial representa um importante momento de reflexão e engajamento no cuidado digno e não excludente. Os envolvidos com o tema debatem o papel das instituições e abordam as reproduções sociais simbólicas perante o diferente e diverso, defendendo a liberdade como terapêutica e a rede de atenção psicossocial como uma grande conquista.

                                                                  

Assessor de Comunicação: Sérgio Antonello



postada em 16/05/2024 16:42 - 554 visualizações



Fotos
  • Foto: Sérgio Antonello/SMC
  • Foto: Sérgio Antonello/SMC
  • Foto: Sérgio Antonello/SMC
  • Foto: Sérgio Antonello/SMC
  • Foto: Sérgio Antonello/SMC
  • Foto: Sérgio Antonello/SMC
  • Foto: Sérgio Antonello/SMC
  • Foto: Sérgio Antonello/SMC