Google+


Auditório Carlos Jardim tem noite de tango
O Duo Girardello & Pofahl se apresenta sábado, dia 25 de maio, às 19h30, na Secretaria de Cultura. A entrada é gratuita.

Foto: Ruth Rodrigues/Divulgação

A Secretaria Municipal de Cultura e Relações Institucionais (SMC) recebe sábado, dia 25 de maio, às 19h30, o projeto História do Tango. O Duo Girardello & Pofahl, formado pelo violinista Daniele Girardello e pelo violonista William Pofahl, fará um concerto gratuito com músicas clássicas instrumentais. Com uma hora de duração, o evento aberto para toda a comunidade ocorre no Auditório Carlos Jardim. A entrada é gratuita.

O projeto cultural História do Tango (Nº 10012-151290) foi aprovado pelo Programa de Incentivo à Cultura (PIC) do Estado de Santa Catarina, e tem como incentivadoras as empresas: Dicave Volvo e DCondor. “O programa é composto por música instrumental para violino e violão. O concerto terá entrada gratuita e será aberto para toda comunidade com o objetivo de atingir um público eclético, de jovens e adultos, de diferentes classes econômicas e sociais”, afirma a produtora executiva e cultural do projeto Soila Freese.

Segundo o violonista William Pofahl o repertório dos concertos é variado. “Metade do programa é dedicado aos compositores argentinos Máximo Diego Pujol e Astor Piazzolla, cujas obras trazem toda a vivacidade e riqueza rítmica do tango”, afirma. “O programa também conta com o brasileiro Heitor Villa-Lobos, de quem tocamos a linda Aria da Bachianas Brasileiras nº 5. Do espanhol Manuel de Falla interpretamos as Canciones Populares Españolas, música riquíssima, em que os instrumentos usam muitos recursos sonoros, como rasgueados, harmônicos e pizzicatos. A combinação de violino e violão resulta em uma união de timbres incrível, então é uma oportunidade única de ouvir esse repertório com essa formação”, complementa Pofahl.

Sobre o nome do projeto, o violonista diz que a inspiração veio de uma obra composta pelo argentino Astor Piazzolla, em 1985. “O História del Tango retrata um período riquíssimo da evolução desse estilo musical. Essa é uma obra especial do repertório, e muito tocada também”, acrescenta William Pofahl.

Saiba mais

Concerto História do Tango, com Duo Girardello & Pofahl

25 de maio, às 19h30: Secretaria de Cultura e Relações Institucionais de Blumenau (Rua 15 de Novembro, 161, Centro Histórico)

Entrada gratuita e aberta a toda comunidade

Tempo: 1h de duração

Divulgação cultural/AI: Nane Pereira Comunicação e Arte

Acompanhe a programação completa no site www.instagram.com/duogirardellopofahl

 

Repertório: peças de Máximo Diego Pujol (1957): Suite Buenos Aires, com três movimentos: Pompeya, Palermo e San Telmo. De Manuel de Falla (1876-1946): Canciones Populares Españolas, com canções em versão instrumental: El Paño Moruno, Asturiana, Jota, Nana e Polo. De Heitor Villa-Lobos (1887-1959): Bachianas Brasileiras nº5 – Aria, Prelúdio nº5. De Astor Piazzolla (1921-1992): História do Tango, com três movimentos: Bordel 1900, Café 1930, e Nightclub 1960. Encerrando, a apresentação conta com a peça/tango de Astor Piazzolla: Libertango

 

Assessoria de Comunicação: Sérgio Antonello



postada em 20/05/2024 13:54 - 497 visualizações



Fotos
  • Foto: Ruth Rodrigues/Divulgação
  • Foto: Ruth Rodrigues/Divulgação