
O artista visual, performer e pesquisador joinvilense Sérgio Adriano H volta a circular neste mês com suas obras por dez cidades de Santa Catarina – Florianópolis, Criciúma, São José, Itajaí, Chapecó, Joinville, Jaraguá do Sul, Blumenau, São Francisco do Sul e Lages. O projeto “Palavra Tomada” com o qual conquistou o Edital Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura - Artes 2019 permanecerá ao ar livre, em frente ao Museu de Arte de Blumenau (MAB), no dia 23 de novembro, entre 10h e 15h.
Esse programa do governo do Estado, obtido por Sérgio em 2014, 2017, 2019 e 2020, assegura experiência na estruturação profissional da carreira, expande as ressonâncias de sua representatividade na arte contemporânea e ajuda a estabelecer parcerias em favor da circulação dos trabalhos, da reflexão e produção de conhecimento. Nessa perspectiva, a descentralização das ações proposta pelo edital se ajusta aos interesses do artista que aprecia estar nas ruas, onde expõe nas calçadas, nas escadarias, em lugares movimentados. “Quero despertar o desejo pela arte, despertar o desejo de levar as pessoas a sonhar”, sintetiza Sérgio. “Em um mundo cada vez mais conectado na ignorância coletiva, a arte cumpre seu papel no despertar dos questionamentos e na liberdade individual de pensar, concluir e se expressar.”
A exposição “Palavra Tomada” afirma-se num contexto de resistência. Em seu trabalho, Sérgio Adriano assume um papel político para denunciar o que considera práticas “eurocêntricas, colonizadas e racistas”. Sempre interessado nos fluxos de informações na sociedade contemporânea, naquilo que é apresentado como “verdade”, sua série traz dez fotografias e objetos “que discutem a questão do racismo estrutural no Brasil”.
As investigações do artista passam pelas enciclopédias, dicionários, livros de arte e revistas. Nas imagens, recorta palavras para montá-las em carimbos apresentados na boca do artista. Com os lábios cerrados, mostra, entre outras, as palavras preto, ordem e progresso.
Carimbos são peças feitas de metal, madeira ou borracha que contém sinais gráficos em relevo que servem para marcar à tinta documentos, papéis, etc. Servem também, quando feitos de metal, para marcar o gado e, no passado escravocrata brasileiro, a pele para identificar a quem pertence àquele animal ou corpo humano.
Ficha técnica
Exposição “Palavra Tomada”
Artista: Sérgio Adriano H
Curadora: Rosana Paulino
Produtor: Franzoi
Imprensa: Néri Pedroso
Design Gráfico: Jan M.O.
Assessoria educacional: Cyntia Werner
Assessoria jurídica: Fausto Rangel
Palestrantes: Célia Maria Ramos, Evandro Silva, Jadir Fagundes e Orlando Gulonda
Realização
Edital Elisabete Anderle de Apoio à Cultura / Artes – Edição 2019, Fundação Catarinense de Cultura (FCC), Governo do Estado de Santa Catarina
Apoio
Fundação Cultural Badesc – Florianópolis
Museu de Arte de Blumenau
Associação dos Artistas Plástico de Jaraguá do Sul
EEB. Professor Germano Timm – Joinville
Nas redes
https://sergioadrianoh.wixsite.com/palavratomada
Instagran/sergio_adriano_h
Flick: Sergio Adriano H
Assessor de Comunicação: Sérgio Antonello
postada em 10/11/2021 15:14 - 872 visualizações
Fotos
Mais notícias parecidas com Arte de Sérgio Adriano chega a Blumenau no dia 23
Museu de Arte de Blumenau abre primeira temporada de exposições com casa cheiaBiblioteca Ambulante visita oito escolas isoladas na próxima semana
Prefeitura de Blumenau apresenta programação dos 150 anos da imigração italiana
Semana da Troca de Livros arrecada literatura para bebês, crianças e adolescentes