Google+


Aniversário da cidade prossegue na Biblioteca Municipal
Estudantes e professores visitam espaço dedicado a livros no mês em que Blumenau completa 168 anos.

No mês em que Blumenau festeja 168 anos, a Biblioteca Municipal Dr. Fritz Müller recebeu 53 alunos e professores da Escola de Educação Básica Pedro II. Os estudantes, que frequentam do 1º ao 3º ano do Ensino Médio, participaram no dia 10 de setembro de uma conversa descontraída que abordou o tema "Entre Cartas e Memórias" de nossa história.

Segundo a gerente da Biblioteca Municipal, Araci Cristina França de Carvalho, a proposta foi discutir e abordar um novo olhar sobre o cotidiano de uma cidade que no passado ainda não vislumbrava o rápido avanço das mídias digitais. “O encontro foi mediado pela historiadora Hanelore Sandner Campregher, que tratou de cartas narrativas dos imigrantes que vieram para Blumenau no final do século XIX.”

Conforme Hanelore, durante o encontro chamou a atenção o envolvimento dos alunos com a dinâmica proposta, bem como a rica discussão que se seguiu após a leitura dos textos que foram distribuídos nos grupos participantes. Foram utilizadas cartas de Julius Baumgarten, trechos do livro "Narrativas e vivências de um Blumenauense", de Karl Kleine, correspondências trocadas entre Fritz Müller e Darwin, cartas trocadas entre Dr. Blumenau e Jacob Sturz e cartas de Therese Stutzer.

Posteriormente, como resultado desta troca de conhecimentos, os alunos participarão de atividade na aula de português exercitando as informações adquiridas durante o encontro. “A ideia é que eles finalizem uma carta para a conclusão desse giro cultural. É a nossa história e cultura sempre em movimento”, lembra Araci Cristina. “A proposta une gerações do passado com gerações atuais e futuras”, conclui.

Assessor de Comunicação: Sérgio Antonello



postada em 12/09/2018 08:30 - 71 visualizações



Fotos
  • Foto: Divulgação / FCB