Google+


Acervo público ganha livros que retratam a história alemã
Publicações estão à disposição para consultas no Arquivo Histórico José Ferreira da Silva.

A Secretaria Municipal de Cultura e Relações Institucionais (SMC) recebeu de doação dois livros que ficarão a disposição para consulta no Arquivo Histórico José Ferreira da Silva. Forjados pelo Fogo - Uma história da imigração alemã no Brasil, da escritora Astrid Kleper Neitzke, foi entregue ao presidente da SMC, Rodrigo Ramos, durante o 17º Encontro de Comunidades Alemãs da América Latina (17º CAAL), que se encerrou sábado, dia 14 de setembro, em Treze Tílias (SC). A outra publicação resgata a memória da Oktoberfest da Sociedade de Ginástica Porto Alegre (Sogipa) e foi doada por Renato Luiz Kops, de Porto Alegre (RS).

Forjados pelo Fogo conta a história da imigração alemã com base nas trajetórias das famílias Kepler, Richter, Rehn, Stilllner e Neitzke. Este fato verdadeiro escrito em forma de romance relata as dificuldades e conquistas da jornada imigrante no Sul do Brasil. Fala de pessoas que deixaram legados a serem lembrados e seguidos.

O segundo livro destaca a memória da Oktoberfest da Sociedade de Ginástica Porto Alegre, evento que completou 100 anos, em 2011, marcando a data desde a realização da primeira festa no Brasil, em 1911, promovida pelo Grupo Die Haberer, à época uma associação independente sediada no Turnerbund (Aliança de Ginástica), atual Sogipa.

As atividades que pontuaram a data foram contempladas pelo projeto cultural “Centenário da Oktoberfest da Sogipa – 58ª Edição”, realizado entre 2011 e 2013, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura. A Sogipa surgiu em 1867, como Deustcher Turnverein (Sociedade Alemã de Ginástica), sendo um clube social, esportivo e cultural, de forte influência enquanto instituição representativa da etnia germânica na cidade até a década de 1940.

Há muitos anos o clube deixou de ser exclusivo de alemães e reúne, hoje, várias etnias entre seus associados, colaboradores e atletas. Promove a Oktoberfest, em sua sede do Parque São João, o local em que a festa sempre ocorreu, com um público diversificado, interessado em conhecer a cultura trazida pelos imigrantes bávaros.

O acervo fotográfico do memorial do clube, por conservar imagens únicas da festa e seus agentes no cenário da cidade, foi a base para a produção do livro “Centenário da Oktoberfest da Sogipa – Edição comemorativa trilíngue – Década de 1910 a 2011”. A obra possui textos em português, espanhol e alemão e mais de uma centena de imagens. A publicação está sendo distribuída gratuitamente para instituições ligadas a educação e cultura.

Assessor de Comunicação: Sérgio Antonello 



postada em 17/09/2019 08:15 - 305 visualizações



Fotos
  • Foto: Divulgação