Google+


14º Festfolk aguarda inscrições até dia 16 de janeiro
Prazo foi prorrogado para compensar os feriados de Natal e Ano Novo.

O período de inscrições para o 14º Festival Nacional de Danças Folclóricas de Blumenau (Festfolk) foi prorrogado até domingo, dia 16 de janeiro. O prazo foi ampliado para compensar os feriados de Natal e Ano Novo. Depois de um longo período em suspenso, devido às dificuldades financeiras para a realização, o evento volta entre os dias 21 e 24 de abril. Os detalhes sobre inscrições e participações dos grupos podem ser obtidos no site www.inarti.org.br.

Os organizadores do evento acreditam ser esta mais uma oportunidade para que o Médio e Alto Vale do Itajaí celebrem suas culturas originais que remetem, principalmente, à Itália e Alemanha, e que tão bem são representadas pelos grupos e clubes de dança que se multiplicaram por estas regiões desde a chegada dos primeiros imigrantes. Além dos grupos de Santa Catarina, são esperadas inscrições de representantes de todas as regiões do país, a exemplo do que ocorreu nas edições anteriores.

O evento retorna graças à parceria entre o Instituto de Artes Integradas de Blumenau (Inarti), a Secretaria Municipal de Cultura e Relações Institucionais (SMC) e ao esforço e apoio de empresas da região dispostas a investir na arte folclórica brasileira e em promover o nome de Blumenau no cenário cultural e turístico nacional. “O Festfolk nasceu da ideia de divulgar para Blumenau a cultura folclórica brasileira. Assim, o maior mérito desse festival é justamente a propagação da consciência da necessidade de se defender os registros de arte mais puros do povo”, destaca a presidente do Inarti, Maria Teresinha Heimann.

Na avaliação da professora, o festival é capaz de reunir, fomentar e valorizar a participação dos grupos de danças folclóricas de todo o país, focando a representatividade de cada estado, a diversidade cultural e a troca de conhecimentos, colaborando para a formação de plateias futuras e para a construção da verdadeira brasilidade. “Reafirmo a felicidade em retomar este evento, que durante alguns anos não se fez presente no calendário da cidade apenas pela falta de recursos para a sua realização”, conclui secretário municipal de Cultura, Rodrigo Ramos.

Assessor de Comunicação: Sérgio Antonello



postada em 11/01/2022 16:45 - 213 visualizações



Fotos
  • Foto: Divulgação
  • Foto: Divulgação
  • Foto: Divulgação
  • Foto: Divulgação
  • Foto: Divulgação