Google+


Blumenau recebe selo ouro do Radar Nacional de Transparência Pública
Portal da Transparência do executivo alcançou índice de 86,99%.

Foto: Eraldo Schnaider

O Portal da Transparência da Prefeitura de Blumenau foi classificado com o selo Ouro pelo Radar Nacional de Transparência Pública. O ranqueamento foi feito com base nos índices de transparência ativa apresentados pelos órgãos do executivo, legislativo e judiciário tanto de municípios, como dos estados e da União, aos Tribunais de Contas de todo o país.

A classificação foi dividida em selos conforme os índices obtidos: Diamante, entre 95 a 100%; Ouro, entre 85% e 94%; e Prata, para os que obtiveram entre 75% a 84%. Os portais que receberam avaliação abaixo disso, não receberam selo. De acordo com a avaliação, o executivo blumenauense obteve um índice de 86,99% de transparência, recebendo notas máximas nos quesitos de publicização de contratos, informações institucionais e prioritárias, e Serviço de Informações ao Cidadão. 

“Fico muito feliz por mais este reconhecimento. Nosso Portal da Transparência já havia recebido a nota máxima na divulgação das informações relacionadas ao enfrentamento da pandemia de coronavírus. E agora, também somos muito bem avaliados na transparência da gestão como um todo. Só nos dá a certeza de estarmos no caminho certo e nos motiva a aprimorar ainda mais nossas ferramentas de controle e transparência”, destacou o prefeito Mário Hildebrandt.

Para a controladora-geral Marli Zieker Bento, o resultado reflete o trabalho desenvolvido pela Prefeitura no âmbito da transparência da gestão pública. “A transparência merece aplicação, implementação, intensificação e celebração a cada dia, o que vem sendo uma prática constante no município, principalmente a partir da criação da Controldaria-Geral.”

O Radar Nacional de Transparência Pública é uma iniciativa da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), dos Tribunais de Contas brasileiros, do Instituto Rui Barbosa, do Conselho Nacional de Presidentes dos Tribunais de Contas (CNPTC), da Associação Brasileira de Tribunais de Contas de Municípios (Abracom) e pelo Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci). Foi criado com o objetivo de ser uma ferramenta de acesso aos portais de todo o país, bem como permitir a pesquisa e o cruzamento de informações relativas aos índices de transparência dos órgãos públicos brasileiros.

A consulta ao levantamento pode ser feita neste endereço: https://radar.tce.mt.gov.br/extensions/atricon2/atricon2.html

 

Assessora de Comunicação: Aline Franzoi Santos Fleith



postada em 21/11/2022 17:15 - 234 visualizações



Fotos
  • Foto: Eraldo Schnaider