Google+


Blumenau recebe nota 9,2 em avaliação nacional sobre transparência
Levantamento apontou Blumenau como um dos 50 municípios mais transparentes do país.

Avaliação divulgada nesta quarta-feira, dia 12, pela Controladoria-Geral da União (CGU), apontou Blumenau como um dos 50 municípios mais transparentes do país. Na Escala Brasil Transparente (EBT) – Avaliação 360°, a cidade de Blumenau ganhou a nota 9,2 - numa escala de 0 a 10, acima da média nacional (6,5) e estadual (8,8). No levantamento que levou em conta os 665 municípios brasileiros com população superior a 50 mil habitantes, Blumenau aparece na 44ª colocação geral e na 4ª posição em Santa Catarina, à frente de Joinville e Florianópolis.

Neste ano, a EBT trouxe uma novidade em relação à metodologia utilizada nas três edições anteriores. Além da transparência passiva, que consiste na disponibilização de informações mediante solicitação de pessoas físicas e jurídicas, a avaliação acrescentou como critério a transparência ativa, quando o ente público divulga informações de maneira espontânea, sem ser demandado. Atualmente, a Prefeitura de Blumenau tem o Sistema Eletrônico do Serviço de Informação ao Cidadão (e-SIC) e o Portal Transparência como pilares de transparência passiva e ativa, respectivamente.

Atual responsável pela área na Prefeitura de Blumenau, o controlador-geral do Município, Rodrigo Jansen, avalia o resultado como extremamente positivo. "Demonstra que estamos indo na direção correta. Já iniciamos uma análise sobre os aspectos não atendidos para corrigi-los. Certamente, esses apontamentos vão nos ajudar na melhoria das nossas ferramentas de transparência".

O diretor de Sistemas e Inovação da Secretaria de Gestão Governamental (Segg), Julio Cézar de Souza Silva, afirma que, ao contrário de anos anteriores, os critérios avaliados não foram divulgados previamente. "Isso mostra que nossas plataformas estão bem próximas de atender na totalidade o conjunto de informações necessárias para o pleno exercício do controle social".

A Escala Brasil Transparente (EBT) – Avaliação 360° pode ser acessada aqui.

 

Assessor de comunicação: Felipe Elias



postada em 13/12/2018 16:20 - 250 visualizações



Fotos