É o canal institucional oficial direto da Prefeitura de Blumenau, para que o cidadão usuário dos serviços públicos municipais possa fazer o registro da sua manifestação.
Na ouvidoria são recebidas sugestões, reclamações, denúncias e elogios sobre a prestação de serviços públicos e a conduta de agentes públicos na prestação e fiscalização de tais serviços.
Buscando o melhor atendimento da manifestação, é importante fornecer todas as informações para que a ouvidoria entenda a situação e consiga levar sua manifestação ao setor responsável, que irá adotar as providências para resolver a demanda. O papel da ouvidoria é compreender as dificuldades, insatisfações e conflitos para ajudar a resolver o problema e a melhorar os serviços públicos.
Após o registro da manifestação, que no caso de denúncia poderá ser feito em sigilo, o usuário receberá um número de protocolo, por meio do qual é possível acompanhar o andamento do seu caso. Clique AQUI.
Saiba mais sobre as Ouvidorias do município:
Ouvidoria da Prefeitura
Telefone: 156 - opção 1 e em seguida opção 1
Via formulário online, clique AQUI e acesse o mesmo.
Via aplicativo WhatsApp pelo número (47) 99937.1307 (não recebe ligações)
Endereço: Praça Victor Konder, 2 - 1º andar - sala 11 - Centro
Atendimento: das 8h às 17h
ouvidoria@blumenau.sc.gov.br
Ouvidoria do Bem Estar Animal
Telefone: 156 - opção 1 e em seguida opção 2
Abordagem Social
Telefone: 156 - opção 2
Ouvidoria Seterb
Telefone: 156 - opção 3
Endereço: Rua 2 de Setembro, 1222 - Itoupava Norte - anexo ao 2º piso do Terminal Rodoviário
Atendimento: das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30
ouvidoria.smtt@blumenau.sc.gov.br
Demandas atendidas:
Transporte Coletivo Fiscalização
- Não cumprimento de horários
- Não cumprimento de itinerários
- Reclamação de Motorista/Cobrador
- Ônibus Atrasos/Antecipada
- Excesso de velocidade
- Lotação
- Viagens não realizadas
- Transporte Coletivo Operacional
- Inclusão de horários
- Alteração horários
- Inclusão de itinerários
- Alteração itinerários
- Inclusão de linha
- Aumentar trajeto
- Excesso de lotação
Transportes especiais
- Sugestões / reclamação/ elogios
- Táxi
- Moto táxi
- Escolar
- Fretamento
- Blufácil
Diretoria de Transporte
- Aeroporto
- Ponto de ônibus
- Terminais
- Vistoria (ônibus)
Rodoviária
- Terminal intermunicipal
- Sugestões / reclamação/ elogios
Trânsito
- Sugestões / reclamação/ elogios
- Agentes
- Pátio
- Boletim de ocorrência/laudos
Área Azul
- Sugestões / reclamação/ elogios
- Monitoras
Telefone: 156 - opção 4
Endereço: Rua 2 de Setembro, 1212 - 1º andar - Itoupava Norte
Atendimento: das 8h às 12h e das 13h às 17h
ouvidoriasemus@blumenau.sc.gov.br
Demandas atendidas:
- Hospitais
- Laboratórios
- Medicamentos
- Odontologia
- Saúde do Trabalhador (acidentes, segurança do trabalho)
- Saúde Mental: Centro de Atenção Psicossocial (CAPS)
- Saúde Pública: Unidades de Saúde (Furb, Policlínica, Estratégia Saúde da Família, Ambulatório Geral, Unidades Avançadas de Saúde)
- Vigilância Sanitária (fiscalização de lixo ou entulho na vizinhança, esgoto a céu aberto em área particular, caramujo africano, escorpião, água parada, análise de qualidade da água, alimentos inadequados ou vencidos, manipulação incorreta de alimentos, verificação de alvarás sanitários, fumantes em locais proibidos, higiene de bares, restaurantes, padarias, salões de beleza, clínicas, farmácias, academias, focos de mosquito da dengue, insetos e cães com tutor)
- Vigilância Epidemiológica (vacinas, campanhas de vacinas, surto de doenças infecto-contagiosas como catapora, gripe e outras)
Para facilitar o atendimento, antes de entrar em contato com a Ouvidoria, seja pessoalmente, por telefone ou e-mail, tenha em mãos os seguintes dados:
- Nome completo
- Data de Nascimento
- Nome da mãe
- Endereço
- Telefone de contato
- Unidade de Saúde onde é atendido
- Relato na integra da manifestação (relato do fato)
Obs.: Denúncias podem ter o caráter anônimo ou sigiloso, caso o cidadão não queira ser identificado.
A Ouvidoria Municipal da Saúde está conectada de maneira online com o MINISTÉRIO DA SAÚDE. Assim que o cidadão realiza a manifestação por meio do OuvidorSUS de Blumenau, o Ministério de Saúde acompanha diretamente o cidadão.
Defesa Civil
Telefone: (47) 3381.6823
Telefone de Plantão: 199
Endereço: Praça Victor Konder, 2 - 1º andar - Centro
Atendimento: 8h às 17h30
defesacivil@blumenau.sc.gov.br | secretaria.defesacivil@blumenau.sc.gov.br
Praça do Cidadão
Telefone: (47) 3381.6981
Endereço: Praça Victor Konder, 2 - térreo - Centro
www.blumenau.sc.gov.br/governo/praca-do-cidadao
Procon
Telefones: 151 | 3381.6370 |
3381.7151 (somente mensagens de texto)

Endereço: Avenida Presidente Castelo Branco (Beira-Rio), 1.243 - Centro
Atendimento: das 9h às 16h
procon@blumenau.sc.gov.br
Conservação e Manutenção Urbana
Telefone: (47) 3381.6148 | 3381.6150
Endereço: Rua Norberto Seara Heusi, 892 - Escola Agrícola
seurb@blumenau.sc.gov.br
Ouvidoria Samae (Água, Esgoto e Coleta de Lixo)
Telefone: 115
Endereço: Rua Bahia, 1530 – Salto
Atendimento: 8h às 12h e das 13h30 às 17h30
ouvidoria@samae.com.br
Plantão 24 horas – manutenção
Telefone: 115 - opção 1
Comercial – faturas
Telefone: 115 - opção 2
Esgoto
Telefone: 115 - opção 3
Ouvidoria - Sugestões/Críticas
Telefone: 115 - opção 4
Resíduos Sólidos
Telefone: (47) 3222.4150
Recicla Blumenau
Telefone: (47) 3222.4160
Demandas atendidas:
- Coleta de lixo
- Ligação de água clandestina
- Recicla Blumenau
- Resíduos Sólidos
- Vazamento de água
Para outras demandas, consulte o site www.samae.com.br
Serviços Complementares
BRK Ambiental
Telefone: (47) 3036.8950
Atendimento: das 8h às 17h30
sac-blumenau@brkambiental.com.br
Iluminação Pública
Solicitações de Manutenções: 0800-606-1535
Endereço: Rua Norberto Seara Heusi, 892 - Escola Agrícola
Atendimento: das 7h às 16h
Demandas atendidas
- Troca de lâmpadas
- Manutenção de Iluminação Pública
Ouvidoria Celesc
Telefone: 0800 048 3232
Endereço: Alameda Duque de Caxias, 63 - Centro
ouvidor@celesc.com.br
Demandas atendidas
- Árvores ameaçando a fiação elétrica
- Falta de energia
- Ligações elétricas clandestinas
- Queda de árvore sobre a fiação
- Queda de postes de iluminação
- Ligações clandestinas (rabichos)
- Reclamações e sugestões
- Falta de energia
- Queda de postes
- Rompimento de fiação
- Queda de árvore sobre a fiação
Fiscalização Ambiental
Finais de Semana: sexta-feira, a partir das 17h30, até segunda-feira, às 8h.
Feriados: 17h30 do dia anterior ao feriado até às 8h do dia posterior ao feriado.
Telefone de plantão: (47) 99266.9747
Ocorrências em caso de emergência durante a semana após o horário de expediente devem ser informadas a Defesa Civil ou no dia seguinte para a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade.
Outros telefones úteis
Corpo de Bombeiros: 193
Polícia Ambiental: (47) 3336.3175