Google+


Prefeitura de Blumenau confirma parceria para realizar Festival da Cerveja em março de 2025
Evento será organizado por entidades privadas blumenauenses ligadas ao segmento cervejeiro

A Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria de Turismo e Lazer e Parque Vila Germânica, anunciou os parceiros privados que serão responsáveis para organizar o Festival Brasileiro da Cerveja, o Concurso Brasileiro de Cervejas, o Congresso Técnico-Científico e a Feira de Comercial para Máquinas, Equipamentos, Produtos e Serviços. 

A Escola Superior de Cerveja e Malte, primeira entidade de ensino superior exclusiva para educação cervejeira do Brasil e berço dos maiores profissionais do segmento cervejeiro brasileiro, fundada e com sede em Blumenau, fará a coordenação técnica do Concurso Brasileiro de Cervejas, do Congresso Técnico-Científico e da Feira Comercial.

A  Associação Blumenau Capital Brasileira da Cerveja, associação composta por cervejarias de Blumenau, fará a gestão do Festival Brasileiro da Cerveja, voltado para turistas e público em geral, se tornando a primeira associação cervejeira organizadora de evento de grande porte no país. 

A parceria com as entidades é um marco para o segmento cervejeiro brasileiro e tem apoio maciço dos grandes players do mercado nacional. O objetivo é retomar a relevância dos eventos, cujas marcas, conceituação e legado cultural são patrimônios de Blumenau, assinalando a importância da cidade para o segmento cervejeiro artesanal do Brasil, e reafirmando o título de “Capital Brasileira da Cerveja” para a cidade de Blumenau. 

O município busca com a parceria promover os eventos cervejeiros em âmbito nacional e internacional como parte da identidade de Blumenau, Capital Brasileira da Cerveja, zelando pelo seu bom nome, preservar e proteger o patrimônio material e imaterial a eles vinculados, bem como promover a cidade de Blumenau, não apenas com foco de entretenimento no segmento cervejeiro, mas também como importante hub de conhecimento científico, acadêmico e educacional, gerando conhecimento e perpetuando Blumenau como polo do segmento cervejeiro brasileiro.

Para o prefeito Mário Hildebrandt, a parceria tem tudo para render bons frutos e realizar um grande evento. “Precisamos e recuperaremos a credibilidade do Festival Brasileiro da Cerveja, que é de Blumenau. Faremos o que Blumenau sabe fazer de melhor: organizar eventos, recepcionar quem nos visita e celebrar a história da Cerveja, que é tão parte de Blumenau e do desenvolvimento da nossa cidade”, destaca.

Concurso Brasileiro da Cerveja: novos recursos para o turismo da cidade

O modelo proposto trará receita nova para o turismo da cidade, pois preverá que 10% da receita bruta das inscrições do Concurso Brasileiro de Cervejas seja revertida para o Fundo Municipal de Turismo, de composição público-privada, mediante investimento dos recursos aferidos exclusivamente em ações de fortalecimento de Blumenau como “Capital Brasileira da Cerveja”, em divulgação, infraestrutura e outros.

A Escola Superior de Cerveja Malte deverá garantir uma participação mínima de 25% de jurados internacionais na avaliação das amostras, garantindo visibilidade junto aos principais mercados cervejeiros internacionais; deverá também manter curadoria de associação cervejeira reconhecida, que será interlocutora do evento junto ao segmento; ademais, o evento acontecerá no Parque Vila Germânica (Setor 4), algo que não ocorre há alguns anos. 

A ESCM também será responsável pela programação do Congresso Técnico-Científico, importante momento de produção de conhecimento acadêmico para o mercado cervejeiro, buscando para as palestras e fóruns de discussão alguns dos maiores especialistas nacionais e internacionais da área. Já a Feira Comercial de Máquinas, Equipamentos, Produtos e Serviços terá edição novamente realizada após vacância de tempo, no Setor 1 do Parque Vila Germânica, onde os principais fabricantes de equipamentos poderão apresentar as novas tecnologias do mercado cervejeiro para público seleto, trazendo oportunidades de novos negócios. 

Para o diretor da Escola Superior de Cerveja e Malte, professor Carlo Enrico Bressiani, “é uma honra para a Escola Superior de Cerveja e Malte ser responsável pela organização de eventos tão importantes para a cidade de Blumenau e para o segmento, e temos certeza que o mercado cervejeiro nacional será um grande parceiro no reposicionamento e modernização de Concurso, Congresso Técnico-Científico e Feira Comercial”.

Modelo inovador para o Festival 

Para a realização do Festival Brasileiro da Cerveja, a Associação Blumenau Capital Brasileira da Cerveja – composta exclusivamente por cervejarias e empresas do segmento cervejeiro local – propõe um modelo inspirado no maior evento cervejeiro do mundo, o Great American Beer Festival, dos Estados Unidos, que possibilitará uma redução significativa de custos das cervejarias participantes do Festival, uma das grandes críticas aos modelos atuais de eventos craft. 

O presidente da Associação Blumenau Capital Brasileira da Cerveja, Péricles Espindola, acredita que a inovação será importante para o evento: “Os custos para participação em eventos são cada vez maiores para as cervejarias, especialmente quando envolve também questões de deslocamento e mobilização de infraestrutura. Por isso, acreditamos que o modelo proposto, inédito no Brasil em eventos deste porte, possibilitará uma presença maior do mercado segmento nacional e, com isso, volte a ser o grande encontro de cervejeiros do nosso país. O modelo está desenhado para esse objetivo” afirma Péricles, que representa a Cervejaria Schoeler’s Bier. 

O modelo proposto consiste em exposição e comercialização compartilhada de cervejas artesanais de todo Brasil, no Setor 3 do Parque Vila Germânica. As cervejarias encaminharão seus barris diretamente para a organização do evento, que será responsável pela operação de vendas. O foco será em público amante de cervejas artesanais, uma vez que a degustação neste pavilhão será livre, mediante aquisição de acesso específico.

Já o Setor 2, maior dos pavilhões do Parque Vila Germânica, terá apresentações musicais locais e nacionais, com estandes individuais de cervejarias no formato tradicional e já conhecido de eventos cervejeiros, com consumo e pagamento por amostra, além de variadas opções de gastronomia e ações de live marketing. O Festival, com foco no mercado independente de cervejarias, não permitirá a participação de grandes grupos econômicos cervejeiros, tanto como participante, assim como patrocinando o evento.

Para o diretor geral do Parque Vila Germânica, Guilherme Gunther, o momento é importante para o futuro da cidade de Blumenau enquanto principal polo cervejeiro brasileiro: “O Festival Brasileiro da Cerveja é uma marca de Blumenau, uma das nossas mais importantes manifestações culturais, que perdeu relevância nos últimos anos, mas que nessa parceria firmada entre o município e entes privados verdadeiramente interessados na consolidação de Blumenau como importante polo nacional de turismo cervejeiro retomará sua importância, com forte impacto na geração de empregos e riqueza para a comunidade”, afirma Gunther. 

Siga o Festival Brasileiro da Cerveja e o Concurso Brasileiro de Cervejas no Instagram @festivalbrasileirodacerveja e @concursobrasileirodecervejas.

O Festival Brasileiro da Cerveja acontecerá entre 12 a 16 de março de 2025, no Parque Vila Germânica, em Blumenau (SC) – Capital Brasileira da Cerveja.



postada em 10/06/2024 09:39 - 319 visualizações



Fotos