Google+


Praças

Praça Hercílio Luz 

Em 2 de setembro de 1.900, por ocasião do cinqüentenário da fundação da cidade, foi lançada nesta praça a pedra fundamental do monumento comemorativo à chegada dos fundadores de Blumenau. A denominação atual da praça, aprovada em 16 de abril de 1919, foi uma homenagem ao Governador do Estado, Dr. Hercílio Pedro da Luz, cuja carreira política está intimamente ligada a Blumenau e a quem este município deve muitos melhoramentos. Localizada no início da Rua XV de Novembro, a histórica praça serviu de espaço para apresentações culturais ao ar livre antes de ser transformada. Atualmente conta com uma mini-cervejaria onde o turista pode saborear pratos típicos alemães com uma bela vista panorâmica da curva do Rio Itajaí-Açu. Nos fundos da praça encontra-se o Porto Fluvial de Blumenau, que foi durante muitos anos, o local de embarque e desembarque de pessoas e mercadorias com destino ao litoral. Nesta praça localiza-se também o Museu da Cerveja, o monumento em homenagem à fundação do município e o monumento Voluntários da Pátria, em homenagem aos soldados que representaram Blumenau na Guerra do Paraguai (1865-1870) e a 2ª Guerra Mundial (1939-1945). 
 

Praça da Paz 

Inaugurada em 2006, em comemoração ao centenário do Rotary Clube de Blumenau. Nela consta um monumento artesanal em aço inox com 2m de diâmetro. O Globo com as mãos abertas é um convite à paz, simbolizando a união com todos os povos da Terra.


Praça Dr. Blumenau 

Inaugurada em agosto de 1949, em homenagem ao fundador da cidade. Palco de grandes eventos políticos e culturais, foi construída em um terreno doado pela família Werner. A partir de 2001, um mosaico composto de cacos de pisos e azulejos, de autoria do artista Antônio Rozicki, retrata o fundador da cidade.  

Praça Fonte Luminosa 

Localizada entre a Rua Amazonas e a Rua 7 de Setembro, a praça possui uma fonte de água que à noite fica iluminada. Nesta praça encontra-se o monumento em homenagem a Martin Luther e ao 500º aniversário de seu nascimento, erguido pela comunidade Evangélica de Blumenau. 

Praça João Mosimann 

Se encontra na Rua XV de Novembro, em frente ao Castelinho da Havan. Inaugurada em 1981, seu nome é em homenagem ao professor João Maria Mosimann que fez do magistério uma profissão de fé, e de sua vida, uma lição permanente de amor ao próximo. 

Praça Victor Konder 

Inaugurada em 1928, contempla o Marco Comemorativo à Independência do Brasil, o Monumento da Poesia e o busto Victor Konder. Em 1930, o busto foi arrancado do pedestal e atirado ao Ribeirão da Velha, pelos revolucionários getulistas. A recolocação só aconteceu em 1947, dezessete anos depois.

Praça Juscelino Kubitschek de Oliveira (Prainha) 

A Praça Juscelino Kubitschek de Oliveira foi inaugurada em 9 de setembro de 1979. Além de expor o Vapor Blumenau, um dos primeiros e mais importantes meios de transporte da cidade, neste local, até os anos 50, havia um atracadouro para o serviço de travessia por balsa entre o distrito de Ponta Aguda e o centro da cidade. O apelido Prainha se origina da faixa de areia existente no local, até meados da década de 80 e utilizada como praia por parte da população. 

Praça do Estudante 

Localizada entre a Rua Antônio da Veiga e a Rua 7 de Setembro, juntamente com o monumento ali erguido, representa o movimento estudantil de Blumenau.