Google+


Campanha de Vacinação contra Poliomielite imuniza mais de 66% das crianças em Blumenau
Um total de 11.603 crianças no município foram imunizadas contra a doença.

Foto: Marcelo Martins

A Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria de Promoção da Saúde (Semus), contabilizou um total de 11.603 crianças (faixa etária de 1 ano a menores de 5 anos) imunizadas contra a Poliomielite na cidade. O número representa 66,39% das 17.479 existentes e que são o público alvo da Campanha de vacinação no país, que encerrou a atividade no dia 30 de setembro. 

Para efeitos de comparação, em 2015 durante a campanha, a vacina fundamental para evitar a paralisia infantil superou a meta e imunizou 103,6% do público-alvo. Já em 2018 e 2020 durante a campanha, a média de cobertura ficou entre 83% e 77,88% respectivamente.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a Poliomielite não tem cura e a vacinação é a única forma de prevenção. Recentemente, após 10 anos sem registro da doença, os Estados Unidos da América identificou um caso de poliomielite.

Imunização
Em Blumenau, a vacinação contra a doença foi realizada junto às unidades Estratégia Saúde da Família (ESF) e Ambulatórios Gerais da Família (AGF) com sala de vacinação em horário estendido até às 20h. O dia “D” da imunização ocorreu logo no início da campanha, no dia 20 de agosto, com aproximadamente 1.200 vacinas aplicadas contra poliomielite, além de cerca de 3.800 doses contra outras doenças.

Para que um maior número de crianças fossem imunizadas, de 26 a 30 de setembro, última semana da campanha, a população foi beneficiada com vacinação móvel em quatro Centros de Educação Infantil (CEI), especificamente o CEI Carlos Rohweder e CEI Nazaré, na Itoupava Central; CEI Anilda Batista Schmitt, no bairro Fortaleza e CEI Anton Max Artur Spranger, no bairro Testo Salto.

Também com a colaboração da Secretaria Municipal de Educação (SEMED) foram realizadas ações de vacinação contra a Poliomielite, pelas equipes de Estratégia de Saúde da Família, em Centros de Educação Infantil do município. 


Assessor de Comunicação: Joni César



postada em 04/10/2022 08:09 - 342 visualizações



Fotos
  • Foto: Marcelo Martins