Google+


Blumenau reabre agendamento da vacina contra a Covid-19 para pessoas acima de 12 anos, população adulta e reforço para pessoas acima de 70 anos
Agendamento deve ser feito pelo link bit.ly/VacinaBlumenau ou no Alô Saúde, telefone 156 (opção 2).

A Prefeitura de Blumenau reabre nesta sexta-feira, dia 1º de outubro, o agendamento da vacina contra a Covid-19 para pessoas acima de 12 anos, população adulta e pessoas acima de 70 anos, que já receberam a segunda dose ou dose única, independente da vacina há pelo menos seis meses. A agenda inicia às 18h e conta com cerca de 5.300 vagas. A aplicação das doses acontece entre sábado e segunda-feira, dias 2 e 4. Adolescentes e população adulta devem procurar a Central de Vacinação, agora no Setor 3, do Parque Vila Germânica. Já a vacina de reforço em idosos, acontece nos sete Ambulatórios Gerais.

O agendamento deve ser feito no site da Prefeitura de Blumenau, pelo link bit.ly/VacinaBlumenau ou pelo Alô Saúde, no telefone 156 (opção 2), que terá atendimento enquanto houver disponibilidade de vagas ou até as 22h, caso a agenda não seja preenchida antes desse horário.

Autorização
A vacinação dos adolescentes de 12 a 17 anos de idade está condicionada à autorização do responsável legal (pai, mãe ou tutor legal mediante documento oficial). Caso o adolescente esteja acompanhado pelo responsável legal, a vacinação pode ser consentida por autorização verbal. Caso esteja acompanhado de uma pessoa adulta, a vacinação poderá ocorrer mediante apresentação de termo de assentimento devidamente preenchido e assinado pelo responsável legal (pai, mãe ou tutor legal mediante documento oficial), de acordo com o disposto no art.142 do Estatuto da Criança e do Adolescente (Anexo 1) - um modelo de documento está disponível em bit.ly/declaracaovacina.

Somente serão vacinados aqueles usuários com agendamento. É necessário levar documento de identificação e, caso tenha, carteira de saúde. Conforme a Nota Técnica nº 1.203/2021, divulgada pelo Ministério da Saúde (MS), não é mais necessário respeitar intervalo superior a 14 dias entre vacinas para aqueles que receberam a vacina contra a Covid-19.

Confira os públicos que podem agendar vacinação e a documentação necessária em bit.ly/publicosvacina:

Pessoas entre 12 e 17 anos: Documento de identificação com foto e acompanhado do responsável legal (pai, mãe ou tutor legal mediante documento oficial) ou pessoa adulta com autorização assinada pelos responsáveis legais - conforme modelo disponível em bit.ly/declaracaovacina.

Pessoas acima dos 18 anos: Documento de identificação com foto.

Pessoas acima de 70 anos: Ao chegar em um dos Ambulatórios Gerais o usuário deve apresentar documento oficial com foto e carteira de vacina. Caso o usuário ainda não tenha cadastro no SUS, será necessário apresentar comprovante de residência. 

Aplicação da vacina
Para evitar aglomerações a orientação é que os usuários cheguem com até 10 minutos de antecedência no Parque Vila Germânica e levem acompanhantes apenas em caso de necessidade. Além do documento de identificação com foto e da carteira de vacinação, é preciso ter em mãos a documentação que comprove a inclusão no grupo para o qual agenda foi solicitada.
Caso o usuário chegue com mais de 10 minutos de antecedência, ele deverá aguardar até seu horário de vacinação. Serão tolerados atrasos de até 15 minutos.

Os usuários podem acessar o Setor 3 entrando pela Rua Humberto de Campos, utilizando o estacionamento localizado em frente à Central de Vacinação (nos fundos do Ginásio do Galegão). A Central conta com cadeiras de rodas para auxiliar no deslocamento. Pessoas com mobilidade reduzida podem acessar a Central de Vacinação pela Rua Itapiranga, que foi sinalizada pela Seterb. Neste caso, a vacina é aplicada sem que o usuário precise desembarcar do veículo.

Após receber a primeira dose da vacina, ao final do atendimento automaticamente o sistema agenda o retorno para ser feita a segunda dose, dentro do prazo adequado.

Vacinação de pessoas acamadas
Pessoas que estejam acamadas podem solicitar a vacina de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, pelo Alô Saúde no telefone 156 (opção 2). As informações necessárias são nome do paciente, telefone, CPF, data de nascimento, data da aplicação da segunda dose da vacina, endereço completo e unidade de saúde de referência mais próxima de casa. Os usuários podem procurar a unidade de saúde de referência quando tiverem dificuldade para fazer o agendamento.



postada em 01/10/2021 17:00 - 522 visualizações



Fotos