
O Programa de Iniciação ao Trabalho (PIT) formou nesta segunda-feira, dia 27, a quarta turma de 2022 com 38 adolescentes entre 14 e 17 anos de idade. As aulas aconteceram de forma presencial de 09 a 27 de maio com carga horária total de 30 horas.
O objetivo do curso é de capacitar os adolescentes sobre as temáticas relacionadas ao Mundo do Trabalho. Para isso os adolescentes receberam treinamento sobre marketing pessoal, processo seletivo, postura profissional, bem como instruções técnicas sobre empresas e orientações sobre vagas de estágio e jovem aprendiz.
Esta programa é uma parceria entre a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semudes) e o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) através de recursos do Fundo Municipal de Assistência Social (FMAS). O PIT tem como objetivo trazer para os adolescentes do município a realidade sobre o mundo de trabalho, além de dar a oportunidade aos adolescentes de adquirir mais aprendizado teórico sobre a rotina das empresas. O programa teve início em 2005 e já formou mais de 7,7 mil adolescentes. Neste ano, 139 alunos já concluíram o curso e 71 foram encaminhados para vagas de socioaprendizagem e estágios.
"Essa formatura é um passo importante na carreira e futuro profissional de cada um desses jovens. Se eles olharem o que foi desenvolvido e o crescimento na questão da linguagem, do diálogo, preparação do currículo, informações para acessar o mercado de trabalho. Uma dica para estes jovens é de que não parem de estudar, de buscar informações e conhecimento, porque assim terão oportunidades e a vida deles serão transformadas se tornando vencedores", afirma o Prefeito Mário Hildebrandt.
Como participar do PIT
Os adolescentes entre 14 e 17 anos que tiverem interesse em participar podem procurar o Cras de referência do seu bairro ou entrar em contato com a Gerência de Inclusão Social da Semudes pelos telefones 3381-6619, 99259-5660 ou 99162-4580 (WhatsApp). As famílias são atendidas e passam por avaliação socioeconômica para acesso ao vale transporte conforme necessidade, agendamento para inclusão no Cadastro Único e preenchimento da intenção de vaga no curso PIT.
A equipe da Gerência faz a identificação de disponibilidade de vagas por turma e faz a inscrição dos adolescentes no curso. Eles também acompanham os adolescentes e suas famílias nas demandas do Mundo do Trabalho durante o período do curso PIT e após na sua trajetória.
Assessora de Comunicação: Anna Clara Uliano
postada em 29/06/2022 17:55 - 436 visualizações
Fotos
Mais notícias parecidas com Programa de Iniciação ao Trabalho forma 38 adolescentes
Prefeitura promove ação social com entrega de pavimentação na Vila UniãoServidores da Semudes passam por capacitação da Jornada Auxílio Brasil
Semudes e Comped lançam campanha “Essa Vaga é minha”
Semudes apresenta a Reurb para a comunidade do loteamento Paula Kraupp