A área de Gestão Social contribui para a administração da Política de Assistência Social, conforme estabelece a Lei Orgânica de Assistência Social (Loas), e contribui para o Sistema Único de Assistência Social (Suas) de forma descentralizada, participativa, priorizando a responsabilidade do Estado na condução dessa Política.
O programa de Gestão Social do município de Blumenau se divide em quatro metodologias:
a) Monitoramento e Avaliação: instrumento de Gestão para avaliar e qualificar as ações desenvolvidas pela rede de serviços governamentais e não governamentais medindo a eficácia das ações desenvolvidas.
b) Diagnóstico e Informação: fornece ferramentas de trabalho para o gestor da Política de Assistência Social, identificando qualitativa e quantitativamente programas e metas desenvolvidas, as demandas e as principais sensibilidades sociais para compor o diagnóstico social do município.
c) Formação: Elabora projetos e diagnostica as necessidades de formação. Promove capacitações sistemáticas dos trabalhadores dos conselheiros e usuários da Política de Assistência Social para fortalecimento e aprimoramento dos serviços prestados e da gestão democrática.
d) Captação de Recursos: assessora e desenvolve projetos governamentais e não-governamentais a serem enviados às esferas Estadual e Federal e a organismos financiadores.
Apoio aos Conselhos
Como uma das práticas de Gestão Social da Semascri está o serviço de Apoio aos Conselhos que visa assessorar, técnica e administrativamente, os Conselhos Municipais dos Diretos da Criança e do Adolescente, da Assistência Social, do Idoso, de Segurança Alimentar e Nutricional, a Comissão do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil e a rede de serviços socio-assistencial.
O trabalho de apoio também inclui assessoria especializada aos Conselhos Tutelares para orientação quanto assuntos relacionados ao cumprimento do Estatuto da Criança e do Adolescente.