Google+


Prefeitura de Blumenau e Sebrae promovem o 1º Seminário de Atualização do Plano de Desenvolvimento Econômico de Blumenau
Seminário busca rever e planejar eixos estratégicos que promovam o desenvolvimento econômico e sustentável de Blumenau.

Nesta quarta-feira, dia 9, a Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Empreendedorismo (Sedec), promove o 1º Seminário de Atualização do Plano Estratégico de Desenvolvimento Econômico Municipal de Blumenau - PEDEM Blumenau.

O evento, que conta com suporte técnico do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Santa Catarina - Sebrae/SC, será das 8h30 às 12h, no Auditório do Bloco D do Campus II da Fundação Universidade Regional de Blumenau (Furb), na Rua São Paulo, 3250, no bairro Itoupava Seca, ao lado do Centro de Inovação de Blumenau (CIB).

O objetivo do seminário é de rever e planejar no âmbito do projeto Cidade Empreendedora, os eixos estratégicos que promovam o desenvolvimento econômico sustentável de Blumenau e, por conseqüência, a melhoria da qualidade de vida de sua população. O seminário é aberto a entidades municipais, lideranças e representantes da sociedade civil.

"O desenvolvimento de uma cidade é sempre um desafio, mas quando feito em parceria com a iniciativa privada e as entidades, se torna menos difícil e tem muito mais chances de sucesso. A parceria com o Sebrae, através do Programa Cidade Empreendedora, faz parte desse trabalho conjunto pelo desenvolvimento e crescimento econômico. Nossa cidade tem muito a crescer, e trabalhar em conjunto com o Sebrae fomentando e construindo projetos que buscam melhorar nosso Plano de Desenvolvimento Econômico de Blumenau, é olhar para o futuro tendo a certeza de que estamos trabalhando para o que há de melhor para a cidade", explica o prefeito Mário Hildebrandt.

O secretário de Desenvolvimento Econômico de Blumenau, Sylvio Zimmermann, destaca a importância do seminário, bem como das ações que vão nortear a sustentabilidade da cidade. “O planejamento é importante para guiar as nossas ações na construção do futuro econômico da cidade. Em conjunto com o setor produtivo vamos avaliar os avanços de cada eixo e ajustar o Plano de Desenvolvimento Econômico para os próximos anos”.

PEDEM

O PEDEM foi elaborado em Blumenau para identificar até 2030 as prioridades dos principais eixos estratégicos de desenvolvimento do município e traçar um plano para fortalecer estes eixos. Desta forma, esse trabalho em conjunto com entidades de clase, governo municipal, instituições e lideranças, buscam sua implantação e reforço, facilitando a busca de recursos e parcerias para construção de uma Blumenau ainda melhor e mais competitiva.

Para isso, o PEDEM prioriza o desenvolvimento estratégico com base em cinco eixos para o desenvolvimento econômico da cidade, que foram definidos em fevereiro de 2016 em seminário com a participação de lideranças e representantes da sociedade civil. São eles: Eixo da Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC); Indústria Eletrometalmecânica; Cadeia Têxtil; Comércio e Eixo da Cadeia da Saúde.

Mais detalhes sobre o PEDEM podem ser obtidos no site da Prefeitura de Blumenau, neste link, com acesso a 38 páginas em arquivo PDF sobre o plano, bem como das entidades que estão à frente deste trabalho no município.

Assessor de Comunicação: Joni César



postada em 08/03/2022 10:32 - 356 visualizações



Fotos