A Prefeitura de Blumenau assinou, na manhã desta segunda-feira, dia 19, o termo de adesão ao Programa Simplifica SC, da Junta Comercial do Estado de Santa Catarina (Jucesc). O objetivo é diminuir o tempo de espera para a consulta de viabilidade de novos empreendimentos, especialmente os de baixo risco. Atualmente, o tempo médio de resposta para uma consulta de viabilidade é de um dia e meio e, com o novo programa, a espera deve diminuir para 40 minutos.
Participaram do ato de assinatura o prefeito de Blumenau, Mário Hildebrandt, o secretário de Estado da Indústria, do Comércio e do Serviço, Sílvio Dreveck, o presidente da Jucesc, Fernando Baldissera, o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Empreendedorismo, Valdecir Mengarda, e o presidente da Câmara de Vereadores, Almir Vieira.
“A Praça do Empreendedor de Blumenau já é referência de atendimento centralizado para quem quer apreender e a adesão a esse novo programa vai agilizar ainda mais os processos. A Prefeitura segue agindo como parceira do empreendedor e essas ações mostram que estamos nos caminho certo”, disse o prefeito.
O próximo passo agora é unificar o sistema para tornar todo o processo digital, o que deve ocorrer nas próximas semanas. Assim que o sistema estiver unificado, o empreendedor poderá fazer a consulta de forma mais ágil. O sistema será parecido com a consulta de viabilidade para quem quer construir, que já é digital por meio da carta de serviços.
“A gente já estava com a demanda de digitalizar o processo junto à Jucesc e essa adesão ao programa Simplifica SC vai agilizar ainda mais essa mudança. Esse é um pedido antigo do empreendedor, que agora vai poder iniciar o processo de criação da empresa já sabendo se a região em que ele quer empreender está dentro do zoneamento permitido para a atividade”, explica Mengarda.
postada em 20/02/2024 15:34 - 567 visualizações
Fotos
Mais notícias parecidas com Prefeitura de Blumenau assina termo de adesão de programa para facilitar a abertura de empresas
Mais de 6 mil vagas de emprego já foram criadas em Blumenau neste anoInovação e reforma tributária são pauta de reunião entre micro e pequenas empresas em Blumenau
Praça do Empreendedor orienta empresas sobre exclusões do Simples Nacional
Inscrições para Entra21 seguem abertas até 13 de novembro