Google+


Prefeitura comemora 4 anos da Praça do Empreendedor
Evento será marcado com uma cerimônia no dia 25, no Shopping Park Europeu.

Foto: Marcelo Martins

A Prefeitura de Blumenau comemora na terça-feira, dia 25, quatro anos de funcionamento da Praça do Empreendedor na cidade. A cerimônia, programada neste dia, será às 9h30, no Shopping Park Europeu. Considerada um espaço criado especialmente para facilitar a vida de empresários e empreendedores do município, a praça concentra em um só espaço todos os serviços necessários para abertura de empresas, beneficiando a população com atendimento imediato e seguro.

Com a Praça do Empreendedor, a abertura de empresas na cidade tornou-se um processo sem burocratização, já que permite sua concretização no mesmo dia e não mais nos 90 dias de demora. Com isso, permite à nova empresa a emissão de nota fiscal de forma imediata. Com esse benefício, a Prefeitura ajuda quem precisa usar os serviços, evitando que se perca tempo com o deslocamento desnecessário para outros setores na cidade.

Por meio da praça, qualquer pessoa pode se tornar um Micro Empreendedor Individual (MEI) no município de forma gratuita. Além disso, a população tem acesso às informações necessárias e orientações, bem como dos documentos para a abertura da empresa. Com a ajuda de plataformas eletrônicas, é possível ainda solicitar no local a emissão de alvarás, alteração de atividades da empresa e também a baixa.

A Praça do Empreendedor é considerada um case de sucesso nacional, servindo de modelo de atendimento e agilidade para outros empreendedores. Para a Prefeitura, trata-se de uma ação inovadora, que permite o retorno imediato às solicitações de que pretende se tornar um MEI no município.

Conta com uma equipe de 19 funcionários, atendendo a população das 10h às 19h. Além disso, também disponibiliza no local o setor da junta comercial para ampliar o atendimento, serviço que é feito das 10h às 17h. Nos quatros anos de funcionamento, cerca de 134 mil pessoas acessaram os serviços presencialmente, com mais de 15 mil novos empreendimentos abertos no município.

Os empreendedores da cidade com interesse em abrir uma empresa também contam com atendimento para os processos de consulta de viabilidade, encaminhamento para a liberação do atestado do Corpo de Bombeiros, além do acesso ao NotaBlu, incluindo o registro do CNPJ. Além disso, a população é beneficiada com a isenção da cobrança do alvará de localização desde 2016, o que agiliza também o processo de abertura da empresa.

Ampliação
Em março de 2018, uma inovação veio para ampliar o atendimento. Trata-se do programa Orientação Continuada, que permite à praça a realização de palestras gratuitas para ajudar os empreendedores. Com esse benefício, mais de 500 pessoas participaram das orientações e receberam suporte necessário para a continuidade do negócio.

A partir de outubro de 2018, a Praça do Empreendedor trouxe mais uma inovação no município com o WhatsApp da Praça do Empreendedor. A nova ferramenta trouxe mais agilidade, dirimindo dúvidas da população pelo telefone (47) 9 9983-5967. Além disso, o retorno às solicitações é feita no mesmo dia, no horário das 10h às 17h. Segundo levantamento da praça, Blumenau conta com 25.937 empresas cadastradas atualmente.

Para o prefeito Mário Hildebrandt, a praça é um dos exemplos de como deve ser a gestão pública em uma cidade. "A abertura da praça foi uma conquista para Blumenau e deve ser celebrada. É a desburocratização do serviço público e é também mais desenvolvimento para nossa cidade. Fazer gestão pública é trabalhar para que a comunidade tenha acesso facilitado aos serviços públicos e tornar mais fácil a rotina. A Praça do Empreendedor é um claro exemplo disso", diz o prefeito.

Assessor de Comunicação: Joni César



postada em 19/06/2019 17:18 - 896 visualizações



Fotos
  • Foto: Marcelo Martins